Dieta – 3 erros que atrapalham a sua dieta e causam estagnação de peso

Dieta – 3 erros que atrapalham a sua dieta e causam estagnação de peso

Dieta – como contornar os obstáculos e os problemas que dificultam o seu progresso?

Há momentos, durante sua jornada de perda de peso, em que você não observa o progresso que deseja, podendo até parar ou mesmo retroceder. Podem passar dias ou semanas sem que você veja quaisquer alterações na balança, sem que você perceba quaisquer resultados positivos na sua dieta e isso pode ser frustrante.

3 Erros que atrapalham a sua dieta e causam estagnação de peso

Especialistas afirmam que existem certos padrões que podem causar esta estagnação do seu peso e atrapalhar a sua dieta.

1) Comer mais do que pensa que come

Muitas pessoas podem subestimar o volume dos alimentos que comem e, consequentemente, o número de calorias que ingerem por dia. Deve entender qual a porção certa para si, para poder avaliar a quantidade de alimentos que come em cada refeição. Nunca esqueça: quando faz dieta a quantidade de calorias que ingere diariamente deve ser menor que aquela que queima.

Então como definir a porção certa para si?
É simples… com esta regra: utilize as suas mãos como referência.
Por refeição, pode comer, por exemplo, um punhado de carboidratos. No caso de batata cozida, meia, por pessoa, é suficiente. Qualquer coisa a mais que isto deve ser guardada para sua próxima refeição.
 Mas lembre-se que os vegetais crus são isentos desta regra. Eles são altos em nutrientes e não em calorias, para além de terem muito pouco impacto sobre o açúcar no sangue.

2) Não comer com frequência suficiente

Num processo peso perda de peso recomenda-se que você consuma um mínimo de 5-6 pequenas refeições por dia. Ao fazê-lo, seu corpo recebe o sinal de que a comida é abundante e não há necessidade de economizar energia. Além disso, as refeições frequentes maximizam seu metabolismo, pois seu corpo está constantemente ocupado, queimando calorias. Não deixando passar muito tempo entre as refeições, você estabiliza os níveis de açúcar no sangue. E, ao fazê-lo, seus níveis de fome serão minimizados, diminuindo as chances de que você seja tentado a comer demais na sua próxima refeição.
Assim, o ideal é comer de 3 em 3 horas, realizando de 5 a 6 refeições por dia, porque esta é a forma correta para estabilizar os níveis de energia e manter o equilíbrio corporal. No entanto, não pode se esquecer que os lanchinhos entre as refeições principais devem ser leves e saudáveis!

3) Beber suas calorias em vez de comê-las

Este é um problema muito comum entre aqueles que tentam perder peso, devido à existência de uma grande quantidade de batidos de dieta “saudáveis”. Existem três factores a ter em conta ao confiar nessas substituições de refeição líquidas.

Em primeiro lugar, muitos dos batidos que aparecem no mercado e todos os smoothies de frutas têm uma grande quantidade de açúcar. Isso provoca um aumento imediato da energia seguido por uma enorme queda devido à libertação de insulina para controlar o aumento do açúcar no sangue. Esta mudança dramática nos níveis de hormona no sangue (sobretudo os níveis de insulina) é algo que você deve evitar, tanto por razões de saúde quanto para perda de peso.

Em segundo lugar, a maioria dos batidos para perda de peso são desprovidos de fibra. A fibra é um aliado importante num processo de dieta. Ela o ajuda você a se sentir saciado e contraria o aumento dos níveis de insulina quando o açúcar atinge sua corrente sanguínea. Os batidos de frutas até contêm parte da fibra da polpa da fruta, mas a melhor opção é sempre comer os frutos ao invés de os transformar em smoothies.

Finalmente, as calorias concentradas em um shake ou smoothie é mais elevada que o seu volume em alimentos reais. Por exemplo, um smoothie de frutas de 500 ml pode conter até 600 calorias e não irá satisfazê-lo tanto! Ou seja, ingerir 600 calorias de fruta (7 bananas, por exemplo) é muito mais do que conseguimos ingerir numa única refeição.

Pense nisso! Quando faz dietas que implicam grandes mudanças na alimentação, o seu objectivo é diminuir as calorias ingeridas, certo? Então, não prefere se sentir saciado ao invés de beber algo e pouco depois sentir fome outra vez?

Avatar

GoVidaUp

Deixe um comentário

shares