Como reduzir o consumo de carne: dicas fundamentais

Como reduzir o consumo de carne: dicas fundamentais

Como reduzir o consumo de carne?

Como diminuir o consumo de produtos de origem animal? Descubra aqui algumas dicas fundamentais para o fazer gradualmente.

Depois de falarmos sobre as razões por que se deve diminuir o consumo de carne, é igualmente importante saber como o fazer. Não vos parece?

Assim, quer para aqueles que não pretendem tornar-se vegetarianos estritos, quer para aqueles que o querem fazer, aqui vos deixamos uma série de dicas sobre como reduzir o consumo de carne gradualmente.

Como reduzir o consumo de carne

  • Segundas-feiras sem carne – Meatless Monday

Todas as segundas-feiras (ou qualquer outro dia da semana que entender) faça refeições vegetarianas estritas durante todo o dia.
O movimento Meatless Monday iniciou-se nos Estados Unidos, em 2003, e a sua mensagem é muito simples: “once a week, cut the meat”. Esta é uma iniciativa que já tem lugar um pouco por todo o mundo e que se estende não só à carne, mas a todos os produtos de origem animal, como por exemplo o queijo. Esta redução do consumo de carne pode ser extremamente benéfica para o meio ambiente e para a sua saúde.

  • Semana sim, semana não

Algumas pessoas optam por fazer uma dieta 100% vegetal numa semana e na semana seguinte adicionam produtos de origem animal com moderação. Pessoalmente achamos uma boa ideia, até porque temos a certeza que quanto mais pratos vegetarianos confeccionar e consumir, menos desejará comer carne.

  • Experimente alternativas ao leite e ao queijo

É muito importante diminuir o consumo de leite e queijo. Este conselho serve para vegetarianos (muitos vegetarianos bebem leite e comem queijo) e omnívoros. Os lacticínios têm um grande impacto na sua saúde e no meio ambiente. Se gosta de leite e queijo experimente alternativas vegan.

  • Livre-se da carne vermelha

A carne vermelha constitui, neste momento, um grande risco para a saúde e para a saúde do planeta. Elimine-a totalmente da sua dieta ou, pelo menos, reduza-a drasticamente, consumindo-a, por exemplo, apenas em dias de festa.

  • Coma carne apenas em ocasiões especiais

Tente fazer, a maior parte do ano, uma dieta vegetal. Se não quer deixar de consumir carne, pelo menos guarde para uma festa ou uma ocasião especial. Acredite, isso reduzirá consideravelmente a procura de produtos de origem animal.

  • Certifique-se que obtém proteínas suficientes diariamente

A proteína obtida a partir de fontes vegetais, como grão-de-bico, lentilhas, feijões e amêndoas, ajudam-no a sentir-se satisfeito durante mais tempo. A média diária recomendada de proteína é de 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal.

  • Experimente novos sabores

Adicione uma grande variedade de novos sabores e texturas às suas refeições, pois comer sempre as mesmas coisas pode tornar-se aborrecido. Por exemplo, experimente esta salada de cuscuz com cogumelos.
Olhe para as cozinhas de países com pratos vegetarianos bem conhecidos, como Índia e México, para se inspirar. Já agora, experimente também pratos tradicionais portugueses em versão vegetariana, como esta feijoada de cogumelos, estes rojões de seitan à portuguesa, este arroz de soja no forno, este tofu à Braga, este tofu com natas ou esta canja de cogumelos. E, por falar em pratos tradicionais, prove também os doces, como este leite creme.

Tente, sobretudo, substituir os seus alimentos favoritos por versões livres de carne. Você consegue!

Para aqueles que pretendem tornar-se vegetarianos estritos, deixamos estas dicas extra:

  • Elimine um tipo de carne, de cada vez

Pode começar por eliminar um tipo de carne durante 30 dias. Depois passe para outro tipo. Vá fazendo isto até conseguir livrar-se completamente dos produtos de origem animal.

  • Elimine a carne de uma refeição, de cada vez

Por exemplo: durante trinta dias faça um pequeno almoço vegan. Nos próximos 30 dias acrescente os almoços e continue até fazer o mesmo em todas as refeições.

  • Elimine a carne durante alguns dias por semana

Comece por comer produtos de origem animal apenas quatro dias por semana, por exemplo, e vá diminuindo o número de dias em que consome carne, até que a elimine completamente da sua dieta.

Por si, pela sua saúde, pelo planeta!

Avatar

GoVidaUp

Deixe um comentário

shares