Açúcar – o que acontece ao nosso corpo quando paramos de o consumir?

Açúcar – o que acontece ao nosso corpo quando paramos de o consumir?

Eliminar o açúcar processado da alimentação é um desafio, mas para algumas pessoas deixar de o consumir é algo que tem de ser feito por motivos de saúde.

Na verdade, o consumo de açúcar pode ter efeitos a longo prazo na sua saúde e está associado a algumas condições específicas.

Para começar, consumir açúcar em grandes quantidades pode viciar. Sim, ele é altamente viciante! E, uma vez que a mente está no estado de dependência, deixar o hábito pode ser extremamente desafiante.
De um modo geral, muitas pessoas ficam viciadas porque a sua alimentação é carregada de açúcares processados.

Todos sabemos que, actualmente, a alimentação padrão da maior parte das pessoas excede bem a quantidade diária recomendada e algumas fontes sugerem que muitos adultos, e até algumas crianças, consomem, em média, uma chávena de açúcar por dia! E isto pode ter um efeito significativo no seu corpo e na sua saúde.

Geralmente, o vício em açúcar começa com intensos desejos que continuam regularmente. Esses desejos tendem a fazer com que você ingira cada vez mais açúcar, o que causa ainda mais desejos e, portanto, cria um círculo vicioso.

O que pode esperar quando parar de consumir açúcar?

Vamos agora analisar o que acontece com a sua saúde e apresentar-lhe alguns aspectos que pode esperar que melhorem ao excluir o açúcar da sua alimentação.

Os desejos começarão

Uma das primeiras alterações que vai notar, ao parar de comer açúcar, é o desejo intenso. Desejos de comer ou beber algo doce e açucarado, mas isso, claro, varia de acordo com o seu nível de dependência. Além dos desejos, se tiver um forte vício, há uma hipótese de experimentar alguns sintomas de abstinência. Isso inclui dor de cabeça, letargia, náusea, um estado mental nebuloso e muito mais. O primeiro dia ou dois depois de parar de comer açúcar é geralmente o mais desafiador, mas depois de superar essa fase inicial, começará a notar benefícios na saúde e os seus desejos deverão diminuir.

Naturalmente, se apresentar dependência e desejos intensos, a conclusão mais lógica é parar de comer açúcar. Embora isso pareça uma tarefa fácil, existem barreiras que podem impedir o sucesso. A saber:

  • muitos fabricantes adicionam este ingrediente aos alimentos para melhorar o sabor;
  • a maioria dos restaurantes adiciona-o aos pratos por razões semelhantes;
  • alimentos e bebidas que são anunciados como isentos de açúcar geralmente contêm adoçantes artificiais, que são muito mais doces e viciantes que o açúcar comum.

Melhorias na saúde cardíaca

A saúde do seu coração é um dos primeiros sistemas a enfrentar problemas quando a sua dieta é rica em alimentos açucarados. O consumo de açúcar aumenta a inflamação no corpo, o que pode levar a doenças cardíacas e outras condições.

Eis algumas melhorias a este nível:

Hipertensão

A pressão alta é uma condição comum entre indivíduos que consomem grandes quantidades de açúcar e o seu excesso na alimentação pode levar à obesidade, que está fortemente associada à pressão alta.

Colesterol

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada no corpo e, embora tendamos a ver o colesterol como algo mau na saúde, ele desempenha um papel vital na estabilidade das células
A ingestão excessiva de açúcar desempenha um papel negativo na saúde do colesterol, provocando o aumento do mau e a diminuição do bom. Quando elimina os doces o corpo reage adaptando-se à mudança na sua dieta, aumentando o bom colesterol e diminuindo o mau. Os tipos de alimentos que ingere e o nível de exercício ajudam a determinar esta questão, mas, no geral, quanto melhor come, menos açúcar ingere dia após dia.

Efeitos na obesidade

A obesidade é um dos maiores problemas na saúde, nos últimos anos, e as estimativas actuais sugerem que cerca de 60% dos portugueses são obesos ou vivem em risco de obesidade. E um dos causadores da obesidade é o consumo de açúcar. Este último desempenha um papel importante na obesidade porque, como dissemos acima, a alimentação de grande parte das pessoas inclui muito mais açúcar do que deveria e, quando isso acontece, o corpo armazena o excesso como gordura.

Melhoria da saúde cerebral

A sua função cerebral é profundamente afectada pelo vício e pela dependência de substâncias. Com isto dito, deve observar algumas mudanças quando parar de consumir produtos açucarados. Essas mudanças variam de pessoa para pessoa, mas alguns aspectos são semelhantes a todos.

Listadas abaixo estão algumas das melhorias mentais que você pode esperar ver.

Função Cognitiva

A sua função cognitiva corre grande risco quando ingere grandes quantidades de alimentos doces todos os dias. Por um lado, pode parecer-lhe que consumir açúcar pode ajudá-lo quando se sente letárgico, mas é o contrário. Quando pára de o comer, deve esperar uma melhoria na clareza mental. Embora possa não ver resultados imediatos, verá como a sua paciência será recompensada ao ver que a saúde mental beneficiou.

Efeitos no comportamento

Outro elemento da saúde mental envolvido no consumo de açúcar é o humor. O seu humor é perceptível nos vários altos e baixos quando o consome. Mas isso são desejos ou dependência. Quando parar observe como o seu humor melhora.

Níveis de energia aprimorados

Os açúcares constituem uma fonte de energia que o seu corpo usa ao longo do dia. No entanto, não é uma boa opção a longo prazo.
As principais fontes de combustível do seu corpo são açúcares, gorduras e proteínas. Normalmente, as gorduras são a fonte de combustível para actividades de longa duração em intensidades mais baixas. Isso significa que muitas de suas actividades ao longo do dia devem ser alimentadas por gordura.
No entanto, o açúcar é responsável por fornecer rajadas rápidas de energia. Normalmente, o seu cérebro usa glicose como fonte de energia e essas rajadas são alimentadas por açúcar. Então, o que acontece com os seus níveis de energia quando você parar de os adoçar?

Chega de altos e baixos

Quanto mais estáveis ​​os níveis de açúcar no sangue, melhores são os níveis de energia ao longo do dia. Depois de passar as fases iniciais, vai perceber que não tem mais desejos de doces a meio do dia.

Como Evitar o Açúcar

Agora que tem todas estas informações, chegou a hora de começar a evitar certos comportamentos. Para que essa seja uma jornada bem-sucedida, considere estas dicas:

  • evite adoçantes artificiais – eles podem aumentar os desejos;
  • leia atentamente os rótulos dos alimentos – a melhor maneira de garantir que não têm açúcares adicionados;
  • prepare a sua própria comida em casa – esteja certo que sempre que comer fora a comida pode incluir adoçantes ocultos – aproveite e veja as nossas sugestões de receitas saudáveis;
  • troque os refrigerante por água;
  • limpe a sua despensa – para se livrar das tentações o mais rápido possível.

Resumindo:

  • Há muita coisa que pode acontecer quando parar de comer açúcar e, de um modo geral, a parte mais difícil é a fase inicial.
  • Normalmente, começa a sentir-se letárgico e a enfrentar uma série de sintomas de abstinência: dores de cabeça, náuseas e nebulosidade mental.
  • No entanto, depois de superar estes problemas, vai observar melhorias na saúde física e mental.
  • Para alcançar o sucesso, é importante encontrar maneiras de evitar o açúcar a todo custo.
Avatar

GoVidaUp

Deixe uma resposta

shares