Acupunctura – o que é e para que serve

“Agradeço a Deus pela acupunctura. Já existe há 2000 anos. Não vai a lugar nenhum e as pessoas usam-na imenso para uma variedade de curas e para evitar doenças.”
Tim Daly
A acupunctura é uma terapia alternativa que consideramos bastante importante. Por esta razão é nossa obrigação abordá-la aqui. Assim, depois da osteopatia e dos seus maravilhosos resultados, resolvemos debruçar-nos sobre esta técnica que apresenta efeitos igualmente surpreendentes.
Esta terapia veio da China e crê-se que é utilizada há 2500 anos.
A medicina tradicional chinesa explica que a saúde é o resultado de um equilíbrio harmonioso dos extremos complementares – yin e yang – da força vital ou energia vital, conhecida como Qi (pronuncia-se Chi). Ou seja, a teoria geral desta terapia antiga baseia-se no princípio de que existem padrões de fluxo de energia (Qi), através do corpo, que são essenciais para a saúde. Acredita-se que que o desequilíbrio dessa força ou a ruptura desse fluxo são responsáveis pela doença.
Diz-se que o Qi flui através dos meridianos, ou caminhos, no corpo humano.
Estes meridianos e fluxos de energia são acessíveis através dos 350 pontos de acupunctura existentes no corpo. Ao inserir agulhas nesses pontos, com combinações apropriadas, é possível encaminhar o fluxo de energia de volta ao equilíbrio adequado.
O que é a Acupunctura?
É uma técnica que envolve uma série de procedimentos que abrangem a estimulação de determinados pontos específicos do corpo, na maioria das vezes inserindo agulhas muito finas na pele, a várias profundidades. Estas agulhas são finas (como já dissemos), sólidas e metálicas e podem ser manipuladas manualmente ou por estimulação eléctrica.
Alguns especialistas usaram a neurociência para explicar a acupunctura. Os pontos de acupunctura são vistos como locais onde nervos, músculos e tecido conjuntivo podem ser estimulados. A estimulação aumenta o fluxo sanguíneo, enquanto, ao mesmo tempo, desencadeia a actividade dos analgésicos naturais do corpo.
Este procedimento pode ajudar a melhorar o bem-estar geral e a curar algumas doenças.
Para que serve: alguns factos sobre a acupunctura
A acupunctura tem-se mostrado eficaz no tratamento de várias condições. A saber:
- lombalgia;
- cervicalgia;
- osteoartrite;
- dor no joelho;
- dor de cabeça e enxaqueca;
- náuseas e vómitos de quimioterapia;
- dor dentária pós-operatória;
- dores menstruais;
- epicondilite ou cotovelo de tenista;
- fibromialgia;
- neuralgia;
- tabagismo e dependência de álcool;
- alergias;
- insónias;
- convalescença pós-operatória;
- dor na coluna;
- torcicolo;
- demência vascular;
- tosse convulsa ou coqueluche;
- síndrome de Tourette;
- ansiedade;
- stress.
A acupunctura apresenta vários benefícios:
- é um procedimento seguro, quando realizado correctamente;
- possui muito poucos efeitos colaterais;
- pode ser combinada com outros tratamentos de uma forma bastante eficaz;
- pode controlar vários tipos de dor;
- pode ajudar pacientes para os quais os analgésicos não são adequados.
O que esperar
Um acupuncturista examinará o paciente e avaliará a sua condição. Depois inserirá uma ou mais agulhas finas e oferecerá vários conselhos sobre a manutenção da saúde ou outras terapias complementares, como fitoterapia – terapia baseada no uso de plantas.
O paciente deverá deitar-se de costas, de frente ou de lado, dependendo do local onde as agulhas serão inseridas.
O acupuncturista deve usar agulhas desinfectadas e descartáveis.
As sessões de acupunctura demoram cerca de 20-30 minutos e não espere obter resultados com menos de 10-12 sessões. Dependendo da sua condição podem até ser mais. Mas acredite que vale a pena!
Possíveis riscos dos tratamentos de acupunctura
Como deve saber, todas as terapias possuem riscos e benefícios.
A acupunctura é geralmente considerada segura, quando realizada por um profissional licenciado, experiente e bem treinado e quando são usadas agulhas esterilizadas e descartáveis.
A acupunctura realizada de forma inadequada pode causar sérios efeitos colaterais, por isso tenha cuidado quando escolher um profissional.
Os possíveis riscos da acupunctura são:
- Os locais de inserção podem sangrar, apresentar hematomas e pode, ainda, ocorrer algum tipo de dor.
- As agulhas devem ser desinfectadas, não tóxicas e descartáveis – classificadas para um único uso.
- As agulhas não esterilizadas podem infectar o paciente.
Após uma sessão
Algumas pessoas sentem-se bastante relaxadas e outras sentem-se cheias de energia após um tratamento. Os benefícios da acupunctura são inúmeros e reconhecidos por muitas pessoas, que a acham útil como um meio de controlar uma grande variedade de condições dolorosas.
Experimente esta técnica natural antes de partir para métodos mais convencionais, muitas vezes com tratamentos e medicamentos agressivos. A acupunctura tem poucos efeitos colaterais, por isso vale a pena tentar!
“Todos nós precisamos desacelerar e ir à acupunctura.”
Tamara Ecclestone