Agricultura biológica – quais os benefícios e os motivos para consumir produtos biológicos?

A agricultura biológica e, consequentemente, a venda de produtos biológicos está a crescer. Isto é um facto!
Muitas pessoas não compram estes produtos porque os consideram mais caros. Talvez sejam, mas, na nossa opinião, a longo prazo, os benefícios superam os preços mais elevados. É, certamente, mais saudável e seguro para si e para a sua família escolher alimentos biológicos. Pense assim: ao escolher produtos de agricultura biológica está, agora, a reduzir a compra de medicamentos, no futuro. O que lhe parece?
Na agricultura biológica são usados métodos naturais e sustentáveis. Só assim podem chegar até si os alimentos mais saborosos, mais seguros e mais ricos em nutrientes disponíveis.
Por isso, diga sim à agricultura biológica e assista aos benefícios que ela oferece à sua saúde.
Agricultura biológica – Porquê? Benefícios e motivos.
Sabia que muitos herbicidas e insecticidas, habitualmente usados na agricultura tradicional, são considerados cancerígenos, desreguladores hormonais ou têm um impacto negativo no desenvolvimento das crianças? A escolha de biológicos certificados reduz significativamente a sua exposição a produtos químicos.
A agricultura biológica apresenta inúmeras vantagens e diferenças, relativamente à agricultura convencional, a saber:
- não inclui produtos químicos venenosos que contaminam o ar, a água, o solo e os nossos corpos;
- reduz, ou mesmo elimina, a poluição agrícola;
- protege as gerações futuras (alguns venenos são transmitidos de mãe para filho);
- oferece produtos mais saborosos
- promove a biodiversidade;
- auxilia na conservação cultural e ambiental;
- constrói um solo saudável;
- salvaguarda o bem-estar dos animais e protege a vida selvagem.
É saudável
As pesquisas mostram que as vitaminas e os minerais essenciais são mais elevados em muitos alimentos biológicos. Estes alimentos contêm altos níveis de vários nutrientes essenciais à saúde humana. Ou seja, uma dieta biológica aumenta o consumo de vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos gordos essenciais
Não utiliza aditivos desagradáveis
Os alimentos biológicos não contêm os aditivos alimentares que têm sido associados a problemas de saúde, como doenças cardíacas, asma, osteoporose, enxaquecas, alergias alimentares e hiperactividade. Entre os aditivos proibidos pelas regulamentações biológicas estão as gorduras hidrogenadas, aspartame e edulcorantes, todos os corantes artificiais e aromatizantes.
Não utiliza pesticidas
Os pesticidas são usados rotineiramente na agricultura convencional. Os resíduos desses pesticidas são encontrados regularmente, e em uma alta percentagem, nas frutas e legumes. Em 2004 a Comissão Europeia afirmou que o seu risco para a saúde humana não pode ser descartado.
Alimentos não-biológicos geralmente contêm pesticidas nocivos. Os pesticidas são venenosos – por natureza, são projectados para matar – e podem causar várias dificuldades:
- problemas neurológicos,
- cancro,
- infertilidade,
- náuseas,
- vómitos,
- diarreia,
- alergias,
- asma,
- problemas de pele,
- TDAH,
- defeitos congénitos
- e muito mais.
Para além disso, os pesticidas podem permanecer no corpo humano por muitos anos, o que, logicamente é perigoso para a saúde
Não existem OGMs
Os organismos geneticamente modificados não são permitidos na agricultura biológica.
É confiável
Os alimentos biológicos vêm de fontes confiáveis. Todas as quintas biológicas e empresas são inspeccionadas para estabelecer a conformidade com os regulamentos.
Beneficia as reservas de água
Os agricultores biológicos são obrigados a gerir a terra em torno dos sistemas de água, com muito cuidado. Ao não usar fertilizantes sintéticos e produtos químicos tóxicos persistentes, a agricultura biológica também beneficia as nossas preciosas reservas de água.
De facto, os pesticidas e os produtos químicos não pertencem à água potável, aos lagos ou oceanos, mas no momento a maior parte da água na Terra está em risco. O escoamento de águas de quintas não biológicas e outras operações pode depositar pesticidas em lagos, rios e reservatórios de água.
As empresas que descartam pesticidas incorrectamente também podem contaminar o solo e o abastecimento de água.
Sabia que muitos pesticidas não desaparecem na água e podem permanecer no sistema hídrico durante anos?
Os métodos de cultivo dos alimentos biológicos ajudam a manter a água limpa e usam menos água, preservando assim o suprimento de água do planeta.
Trabalha em harmonia com a natureza
A agricultura biológica constrói ecossistemas saudáveis e as quintas biológicas têm maior biodiversidade dentro e ao redor delas. Tudo isto promove a sustentabilidade e o equilíbrio ecológico.
Reduz a poluição e o desperdício de energia
É utilizada mais energia para produzir fertilizantes sintéticos, baseados em combustíveis fósseis, do que para cultivar e fazer a colheita ou para transportar alimentos. As práticas de agricultura biológica podem gastar até menos de metade da energia, quando comparadas com outros métodos agrícolas.
Protege a saúde dos próprios agricultores e das crianças
Os agricultores expostos a pesticidas podem ter um risco significativamente maior de contrair determinadas doenças, em comparação com outras profissões.
As crianças são mais sensíveis que os adultos à ingestão de resíduos de pesticidas nos alimentos. Na agricultura biológica a exposição das crianças e dos agricultores é reduzida.
Cria gerações futuras mais fortes
Sabia que os produtos químicos e pesticidas em alimentos atravessam a placenta?
Estes pesticidas e outras toxinas podem criar riscos para a saúde dos bebés. Aliás, muitos estudos ligam os pesticidas ao baixo peso, ao nascer, aos defeitos congénitos, aos problemas neurológicos e comportamentais, à disfunção da função hormonal, ao autismo e ao cancro.
Por outro lado, os pesticidas e os produtos químicos também têm sido associados a problemas de infertilidade em homens e mulheres. Quando futuros pais optam por alimentos biológicos, isso traduz-se em futuras gerações muito mais saudáveis.
Produz um solo saudável
O solo é a base da cadeia alimentar. A agricultura biológica é focada no uso de práticas sustentáveis, que constroem uma microbiologia saudável e previnem a erosão, deixando uma terra fértil que proporcionará sustento às futuras gerações.
Todos deveriam estar preocupados com a erosão do solo. Ela promove inundações e secas e resulta em excesso de poeira no ar. Pior, esse excesso de poeira pode transportar organismos infecciosos. Os métodos agrícolas sustentáveis usados na agricultura biológica ajudam a controlar a erosão do solo. Por outro lado, o solo de quintas biológicas também é livre de pesticidas e, portanto, não os adicionará ao ar.
Pretende preservar a diversidade genética
A perda de uma grande variedade de espécies é uma das preocupações ambientais mais aflitivas nos nossos dias. A boa notícia é que muitos agricultores biológicos vêm recolhendo e preservando sementes e cultivando variedades tradicionais há décadas.
Favorece a vida selvagem
A agricultura biológica é melhor para a vida selvagem porque cria menos poluição por pulverização. Os animais selvagens, os peixes e os pássaros dependem das plantas, dos riachos, rios e lagos saudáveis. Por isso, quando os pesticidas se infiltram nos habitats dos animais, muitas criaturas sofrem.
Os alimentos biológicos são muito mais saborosos
O sabor é subjectivo, claro, mas é mais provável que você descubra um sabor mais fresco e mais verdadeiro nos biológicos. Os alimentos biológicos não contêm conservantes artificiais, nem sabores químicos falsificados. Por estas razões, os consumidores obtêm um produto mais fresco e mais saboroso.
Experimente comer, por exemplo, uma maçã biológica e descubra as diferenças. Não é possível não perceber um sabor fresco e vivo de fruta sem aditivos e sem químicos. É maravilhoso!
Nós temos, como sabe, uma secção de receitas saudáveis. Tentamos, sempre que possível, confeccioná-las com produtos biológicos e estamos rendidos aos sabores.
E o preço?
Muitas pessoas reclamam que a comida biológica é muito cara. De facto, os alimentos biológicos podem custar um pouco mais que os alimentos convencionais. No entanto, não se esqueça que se todos comprarem continuamente alimentos biológicos, isso mostrará o apoio dos consumidores à agricultura biológica e, em seguida, as empresas tentarão atender a essa demanda com preços melhores e mais competitivos.
A única maneira de mostrar ao governo e às empresas que as pessoas se importam com a qualidade é comprar produtos biológicos de qualidade. Não se esqueça que as compras biológicas agora fazem a diferença a longo prazo, quer nos preços, quer na sua saúde e na sua qualidade de vida.
Assim, ao consumir alimentos biológicos está a contribuir não só para a protecção do seu futuro, mas também das próximas gerações, dos animais e do planeta.
Onde comprar?
Existem, agora, imensos serviços que fazem a entrega de frutas e legumes biológicos em casa. E também várias lojas e mercados biológicos.
Faça uma pequena pesquisa e encontre os mais convenientes para si.
Reduza os produtos químicos!
Escolha a agricultura biológica.
A sua saúde agradecerá!