Alimentos que hidratam – Conheça os 10 alimentos mais hidratantes
Sabe quais os alimentos que hidratam e o ajudam a manter uma alimentação saudável?
Comer alimentos saudáveis e hidratantes – especialmente durante o tempo quente, quando o corpo perde água e eletrólitos vitais através da transpiração – ajuda a manter os níveis de hidratação elevados e a fornecer uma grande variedade de nutrientes.
Sinais e sintomas de desidratação
Em primeiro lugar, devemos conhecer os sinais e sintomas que o nosso corpo apresenta em caso de desidratação.
Cada célula, tecido e órgão do seu corpo requer água para funcionar.
A água ajuda a regular a temperatura do corpo, a lubrificar as articulações, a transportar nutrientes, a remover resíduos e a circular o sangue. Isto significa que o corpo não pode desempenhar adequadamente essas funções se estivermos desidratados, o que acontece quando perdemos mais líquidos que os que ingerimos.
Os sinais e sintomas de desidratação incluem:
- aumento da sede,
- boca seca,
- micção pouco frequente,
- pele seca,
- cansaço,
- tontura,
- dor de cabeça.
Se está preocupado com o seu estado de hidratação saiba que manter-se hidratado não se trata apenas de beber água e bebidas não alcoólicas, uma vez cerca de 20% da ingestão total de líquidos provém dos alimentos que ingerimos.
E sabe quais são esses alimentos que hidratam?
Conheça aqui os 10 alimentos mais hidratantes.
Alimentos que hidratam – Conheça os 10 melhores
Sabemos que seis a oito copos de líquido por dia é o recomendado para manter os níveis ideais de hidratação, mas comer os alimentos certos pode fazer toda a diferença quando se trata de apaziguar a sensação de sede e ressecamento, especialmente nos dias quentes de verão.
Conheça, agora, estas 10 maravilhas cheias de água que aumentam os níveis de hidratação do corpo e podem até ajudar a repor os nutrientes perdidos.
1. Pepino
Teor de água: 96,73%
Com um teor de água de 96%, o pepino contém mais água que a melancia e está no topo da lista dos alimentos que hidratam.
De acordo com alguns estudos, mastigar pepino pode fornecer os mesmos níveis de hidratação que o dobro do volume de água, graças aos seus sais e açúcares, que imitam o equilíbrio eletrolítico natural do corpo. Por isso, ele é ideal para o pós-treino ou se estiver de ressaca. Descascar a pele aumentará ainda mais os efeitos hidratantes do pepino.
2. Alface iceberg
Teor de água: 95,64%
Pode não ser tão nutritiva quanto os vegetais de folhas verde-escuras, como o espinafre ou a couve, mas esta alface derruba os seus parentes mais virtuosos no que respeita ao teor de água.
A alface verde pálida é quase toda água. Por isso, comer uma taça de alface pode ajudar a reabastecer os níveis de hidratação do corpo.
3. Aipo
Teor de água: 95,43%
Este vegetal crocante e verde-claro é baixo em calorias, proteínas e hidratos de carbono, mas é rico em fibras. Também fornece vitaminas A e K, além de folato e potássio.
O aipo também pode ser bom snack entre as refeições. Pode espalhar manteiga de amendoim ou manteiga de amêndoa por cima e, assim, adicionar proteína extra.
4. Tomate
Teor de água: 94,52%
Há uma boa razão para o tomate ser uma pedra angular da dieta mediterrânea – além de ser maravilhosamente nutritivo, pode ajudar o corpo a ficar saudável e hidratado.
O tomate contém 94% de água. Mais uma vez, descascar a pele fibrosa ajudará a aumentar os poderes hidratantes.
5. Curgete
Teor de água: 92,73%
Curgete contém manganês, potássio, magnésio, vitaminas A, C e K e fibras.
Também contém antioxidantes, como luteína e zeaxantina, que podem ajudar a combater os danos do corpo.
6. Melancia
Teor de água: 91,45%
Pesquisas mostram que certas frutas e vegetais relativamente baixos em fibras, com muita água, podem hidratar o corpo duas vezes mais efectivamente que a água.
A melancia é a fruta hidratante por excelência. Ela contém 91% de água, juntamente com 8% de açúcar e uma variedade de sais minerais essenciais para uma hidratação ideal, incluindo sódio, magnésio e potássio.
7. Espinafre
Teor de água: 91,4%
Quando se trata de manter-se hidratado, é claro que manter um equilíbrio de sais minerais é tão importante quanto absorver água suficiente de alimentos e bebidas.
O espinafre é uma das fontes alimentares mais ricas em magnésio, um eletrólito essencial, tal como o potássio e o sódio. Juntamente com o seu conteúdo de 91% de água, isso torna-o um alimento hidratante muito útil.
8. Morango
Teor de água: 90,95%
O morango, com seu sabor doce e alto teor de vitamina C, é hidratante, saboroso e uma fruta popular.
Ele contém antioxidantes que combatem os danos causados pelos radicais livres. É, também, rico em fibras e pobre em calorias.
9. Bebida de soja
Teor de água: 90,36%
A bebida de soja é uma mistura de água e soja que forma uma bebida semelhante ao leite.
É naturalmente rica em água e uma boa opção para hidratação.
Muitas marcas comerciais de bebida de soja contêm cálcio, vitamina D e várias vitaminas do complexo B.
10. Meloa Cantaloupe
Teor de água: 90,15%
Esta meloa é rica em vitamina C e fibra e constitui um excelente lanche para o verão.
Como muitas outras frutas e vegetais alaranjados, também é uma fonte de betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A.
Gostou da nossa lista de alimentos hidratantes? Conte-nos tudo!