Concentração – conheça 5 alimentos que melhoram a concentração

Concentração – conheça 5 alimentos que melhoram a concentração

Como nos concentramos de uma forma eficaz? A alimentação influencia este aspecto? Quais os alimentos que melhoram a concentração?

Concentração: alimentos que a melhoram

A concentração está cada vez mais difícil nos dias atuais! Com os celulares, redes sociais e a pressa desse cansativo mundo onde não temos tempo de pensar, raciocinar e pesar as situações, manter uma boa concentração está muito complicado.

É muito importante então, se alimentar adequadamente para suportar esse ritmo acelerado, isso é ainda mais importante para quem estuda ou trabalha em serviços que exigem raciocínio rápido. Para maximizar a sua concentração indicaremos, nesse artigo, os alimentos que mais aumentam os níveis de concentração para que você possa manter sua mente focada nesse mundo tão corrido e cheio de informação.

Chocolate

O melhor chocolate para saúde é o chocolate meio amargo (no mínimo 70% de cacau). É mais rico em antioxidantes importantes que protegem as células e previnem o envelhecimento precoce. O consumo controlado de pequenos pedaços ajudará a aumentar a quantidade de antioxidantes em seu organismo e aumentar sua memória.

Porções pequenas de chocolate consumidas diariamente ocasionarão melhoras em sua função motora e aumentarão sua velocidade de reação. Chocolate além de muito gostoso também faz bem para a memória. Iupi! Agora você já tem uma explicação fundamentada para apresentar quando aparecerem aquelas pessoas chatas reclamando do seu vício em chocolate.

Semente de abóbora

Que a abóbora é uma fruta excelente todos já sabem, mas o que talvez você ainda não saiba é que as sementes desta fruta têm poderosas propriedades que auxiliam o seu cérebro. Isso ocorre principalmente devido a grande concentração de zinco e ómega 3 presentes nesta semente.

O ómega 3 normalmente é encontrado em carnes, mas quem é vegetariano pode usufruir desse raro nutriente graças às sementes de abóbora. O zinco também contido nessas sementes ajuda a alimentar os neurónios, auxiliando, assim, a memória, tal qual o ómega 3.

As sementes também melhoram nossa parte sensorial e podem ser consumidas em lanches, saladas e até mesmo junto com o mingau de aveia no café da manhã. Dessa forma, fica claro que a semente de abóbora é ótima para a memória podendo ser consumida tanto por vegetarianos, quanto também por omnívoros.

Abacate

Apesar de haver grandes quantidades de gordura no abacate esta gordura é muito saudável. Ela é a mesma encontrada em oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, além de ser encontrada também no azeite de oliva, em sementes de linhaça, sésamo (gergelim) e girassol. Essa gordura é a monoinsaturada e ajuda a aumentar o HDL, que é o colesterol bom, e reduzir o LDL, que é o colesterol ruim. O abacate facilita o fluxo de sangue para o cérebro, sendo responsável por manter a mente desperta e concentrada. Isso facilita as atividades do dia a dia e reduz a pressão arterial.

Mirtilos

O mirtilo é rico em vitaminas essenciais como a C, e tem função antioxidante. O mirtilo é tão poderoso que está sendo utilizado em estudos para combater graves problemas de memória como a perda de memória de prazo curto. O mirtilo melhora o equilíbrio e coordenação motora e muitos tem outros benefícios. O mirtilo pode ser preparado como sucos ou smoothies ou ser consumido em seu estado normal.

Óleo de peixe

O salmão, a cavala, a sardinha e o arenque, entre outros, são peixes riquíssimos em ómega 3. O ómega 3 é o melhor amigo do cérebro, auxiliando a manutenção e o desenvolvimento do tecido nervoso cerebral. Porém, por ser uma gordura, deve ser consumido moderadamente.

É consenso entre nutricionistas ao redor do mundo que, para tirar o melhor proveito do ómega 3, sem ocasionar o ganho de peso, a dose mais recomendada não deve passar de duas porções de peixes ricos em ômega 3, diários. Porém, tome cuidado com os micro plásticos, que são pequenas partículas de plástico residual, de no máximo 5 mm de diâmetro, que podem estar presentes nessas espécies de peixes oceânicos e podem provocar sérios problemas de saúde. Portanto, preste bastante atenção na procedência do peixe que você e sua família consomem.

Avatar

GoVidaUp

Deixe um comentário

shares