Conheça 10 alternativas vegetais ao leite, saudáveis e muito saborosas
Alternativas vegetais ao leite. O que significa isto? Qual a razão desta necessidade de se encontrarem alternativas ao leite convencional?
A verdade é que temos más notícias para todos os amantes de produtos lácteos desde queijo, sorvete, iogurte, pizza, creme azedo a creme de leite: as alergias à lactose estão em ascensão a um ritmo alarmante.
O que é pior, aquilo que tradicionalmente se sabia sobre os produtos lácteos está sendo aos poucos desconsiderado por grandes estudos. De fato, as pessoas que pensaram que o leite era o alimento mais saudável do mundo agora estão percebendo lentamente que pode haver uma associação sombria entre leite e vários tipos de câncer.
Isso não significa que você não pode tomar um copo de leite de vez em quando ou mesmo desfrutar de uma pequena pizza aqui e ali (se você não tem alergia ao leite, claro!).
No entanto, se você tem alergias ou apenas está procurando incorporar mais alimentos saudáveis, saborosos e de base vegetal em sua vida, apresentamos aqui uma lista de que certamente irá gostar!
10 alternativas vegetais ao leite, saudáveis e muito saborosas
10. Leite de espelta
A espelta é uma antiga variedade de trigo que existe há milhares de anos e que recentemente cresceu em popularidade. Não só o seu gosto é muito bom, como também é ótima para a sua saúde.
Esta bebida é bastante nutritiva porque está cheia de fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém cálcio em grandes quantidades, sendo, por isso muito boa para fortalecer os músculos e os tendões, ajudando-nos a manter um bom nível de saúde por mais tempo. É, ainda, altamente digerível.
Tem um senão: não é adequada para celíacos porque contém glúten.
9. Leite de Kamut
O leite de Kamut é baixo em gordura e possui bons níveis de proteína e minerais, como fósforo e magnésio.
Este leite é perfeito, quer a nível de sabor, quer a nível da saúde, e é um ótimo substituído do leite de vaca para os atletas e também para mulheres grávidas que precisam de alimentos digestivos e nutritivos.
No entanto, também não é adequado para pessoas com doença celíaca porque contém glúten.
8. Leite de Millet
O millet, ou milho painço, é um grão delicioso produzido um pouco por todo o mundo para a alimentação. Dele obtemos um leite nutritivo e digerível que é livre de glúten e rico em vitamina B. Contém muitos minerais, incluindo ferro, magnésio, fósforo, silício e proteínas, como a lecitina, necessários para a formação de unhas, cabelos e dentes.
7. Leite de caju
O leite de caju não é apenas feito de caju, mas é rico em proteínas. Contém um alto teor de cálcio e é, geralmente, um dos alimentos mais saudáveis do mundo inteiro.
Ainda melhor, é uma bebida extraordinariamente saborosa e cremosa, sendo frequentemente descrita como muito mais satisfatória que os produtos lácteos convencionais.
6. Leite de avelã
O leite de avelã, derivado da saborosa avelã, é uma excelente fonte de carboidratos saudáveis, bem como de cálcio. O gosto é absolutamente celestial e tem vantagens sobre uma série de outras alternativas vegetais.
Em alguns locais do mundo, esta bebida está sendo empregada nos cafés, pois esta mistura (de café com leite de avelã) apresenta um sabor mais agradável que a mistura feita com leite convencional.
Assim sendo, não constitui, por isso, surpresa que o leite de avelã ofereça uma alternativa maravilhosa ao leite regular dando mais sabor a cafés em lojas independentes um pouco por todo o mundo.
5. Leite de coco
Derivado do exótico coco, este leite tornou-se um alimento básico nas cozinhas de pessoas que procuram um estilo de vida saudável, de pessoas que não consomem produtos lácteos e de veganos em todo o mundo. O leite de coco é rico em minerais essenciais, incluindo manganês, selénio, cobre, até mesmo zinco e ferro.
O leite de coco também é baixo em açúcar e nem sequer contém frutose, um açúcar comum encontrado em muitas frutas, particularmente uvas, amoras, maçãs e bananas.
Embora não seja tão rico em cálcio como outras alternativas vegetais ao leite, ainda assim é uma boa fonte de cálcio.
4. Leite de aveia
Este é um leite muito nutritivo feito a partir dos grãos do cereal da aveia. A aveia é muito amiga do nosso sistema imunológico. Estudos provaram que comer aveia realmente reduz os níveis de mau colesterol e aumenta os níveis de bom colesterol.
Este leite é rico em proteínas e em fibras solúveis, o que permite uma digestão saudável.
Infelizmente, pessoas com intolerância ao glúten devem evitar esta bebida. Embora, normalmente, a aveia não contenha glúten em si, a grande maioria é cultivada nos mesmos campos do trigo e, portanto, é regularmente contaminada.
3. Leite de arroz
É uma bebida popular entre as pessoas que buscam alimentos sem leite e sem glúten. A bebida de arroz é uma das alternativas vegetais ao leite muito comum, saudável e nutricionalmente rica para aqueles que procuram uma alternativa aos produtos lácteos convencionais. Sendo que, produtos como o leite de caju e o leite de coco tendem a ser mais caros, o leite de arroz, feito de um dos grãos mais comuns e cultivados do mundo, geralmente é encontrado a um preço mais barato que outros leites vegetais.
O leite de arroz goza de uma mistura saudável de carboidratos e proteínas, com uma quantidade mínima de gordura por porção, ao contrário de outros leites vegetais, como o de avelã, por exemplo.
2. Leite de soja
O leite de soja fornece mais proteína do que um copo de leite regular, bem como uma boa quantidade de cálcio. Por esta razão é extremamente popular entre os atletas veganos e vegetarianos que procuram saudáveis alternativas vegetais ao leite.
Actualmente debate-se bastante a questão de a soja ser, ou não, uma opção boa para as pessoas. Certamente, não deve ser consumida por pessoas com este tipo de alergias (à soja). De qualquer forma, podemos sempre procurar um leite de soja orgânico.
A bebida de soja é uma ótima fonte de todos os nutrientes seguintes: manganês, magnésio, colina, folato, tiamina, riboflavina, fósforo, selénio e potássio.
1. Leite de amêndoa
Esta é, provavelmente, uma das alternativas vegetais ao leite convencional mais consumida e popular. O leite de amêndoa é o mais cremoso, doce, saudável e nutritivo entre todos os outros. Ele garante que cada smoothie tenha uma doçura extra que não se obtém no leite convencional. As gorduras presentes neste leite são as saudáveis omega-6. Aqui não se encontram as gorduras saturadas, que têm um efeito negativo sobre o colesterol e sobre o coração.
É, também, rico em antioxidantes o que é crucial para evitar os radicais livres que promovem o envelhecimento.
Por fim, este leite contém apenas 30 calorias por porção. Uau! É, assim, o melhor amigo daqueles que procuram uma bebida saborosa para consumir enquanto perdem peso. Quem sabia que algo tão saboroso e saudável poderia ter tão poucas calorias?