Arroz de soja no forno ou arroz sem pato – vegano
Na minha outra vida 😉 era absolutamente fã de arroz de pato. Por isso, desde que deixei de consumir produtos de origem animal, decidi que haveria de recriar este prato, mas sem crueldade. Nascia assim a ideia do arroz sem pato!
Uso, muitas vezes, o seitan e os cogumelos nas minhas reproduções de receitas tradicionais da cozinha portuguesa. E também experimentei com estes dois ingredientes, pois claro. Mas a verdade é que não fiquei satisfeita com nenhum deles. Ainda não estava como eu queria.
Portanto, após várias experiências este foi o resultado final. Usei granulado de soja fina biológica.
Aqui vos deixo o meu arroz de soja no forno ou arroz sem pato!
Ficou muito bom 🙂
Arroz de soja no forno ou arroz sem pato
Ingredientes:
100 gr. de granulado de soja fina biológica
1 cenoura
1/2 chouriço vegetal
4 cogumelos (usei marron) laminados
1 chávena de arroz vaporizado
1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas de louro
vinho do porto q.b.
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
queijo ralado (vegano) q.b.
Preparação:
Coloque num tacho a soja, o chouriço (retire a película que o envolve), a cenoura (parta em duas partes), 1 dente de alho, 1 folha de louro, 1/2 cebola, 1 cálice de vinho do Porto, sal, pimenta e água suficiente. Leve ao lume até ferver e depois desligue. Deixe repousar por 30 minutos, pelo menos. Se o seu fogão for eléctrico pode deixar o tacho a repousar na mesma boca, porque vai ferver mais uns minutos. Se for a gás deverá deixar ferver uns minutos, mas com o lume no mínimo.
Depois coe a água e reserve. Descarte a folha de louro, o alho e a cebola. Separe a soja, corte a cenoura em cubos e divida o chouriço em duas partes – uma das partes deverá ser cortada em fatias e reservada e a outra parte deverá ser picada.
Leve a soja a alourar num fio de azeite juntamente com o chouriço picado. Quando estiver pronta junte um dente de alho picado e a outra metade da cebola, também picada. Adicione uma folha de louro. Se for necessário acrescente mais um fio de azeite. Aguarde que a cebola murche.
Junte os cogumelos, tempere com sal e pimenta, envolva tudo e deixe cozinhar. Aguarde que os cogumelos murchem também.
Adicione vinho do Porto e mexa. Deixe apurar e depois incorpore o arroz. Frite durante alguns minutos. É mesmo importante aguardar o tempo que considerar necessário para que os sabores sejam libertados. Tenha sempre em lume baixo para que não se queime.
Acrescente, agora, duas chávenas da água que reservou, rectifique os temperos e deixe o arroz cozer. A meio do processo acrescente a cenoura já cortada.
Entretanto pré-aqueça o forno.
Quando o arroz estiver cozido coloque num tabuleiro que possa ir ao forno. Polvilhe com queijo ralado e distribua, pela superfície, as rodelas de chouriço que reservou.
Leve ao forno até dourar.
Retire do forno e devore!
Prefira sempre ingredientes biológicos nas suas receitas!