Batata-doce: benefícios surpreendentes para a saúde

Batata-doce: benefícios surpreendentes para a saúde

Sabia que a batata-doce tem imensos nutrientes, para além do seu maravilhoso e doce sabor?

A verdade é que não são exactamente batatas. São raízes naturalmente doces. Embora os nativos americanos cultivassem batata-doce quando Colombo chegou à América, em 1492, esses vegetais cresciam no Peru já em 750 a.C.

Existem muitos tipos de batata doce. Alguns têm polpa branca ou creme. Outros são amarelos, laranjas ou roxos.

A batata-doce possui hidratos de carbono, proteínas e fibras.
E em relação às vitaminas e minerais saiba que apenas uma batata-doce fornece 400% da vitamina A necessária todos os dias. Isso ajuda a manter os olhos e o sistema imunológico saudáveis. Também é boa para o sistema reprodutor e os órgãos, como o coração e os rins.

A batata doce é rica em:

  • vitaminas B;
  • vitamina C;
  • vitamina D;
  • cálcio;
  • ferro;
  • magnésio;
  • fósforo;
  • potássio;
  • zinco.

Compostos naturais chamados carotenóides dão às batatas-doces uma cor rica. Os carotenóides também são antioxidantes, o que significa que eles têm o poder de proteger as células dos danos do dia-a-dia.

Benefícios da batata-doce para a saúde

A batata-doce ganhou o nome “superalimento” por causa da quantidade de nutrientes que possui.

Estudos mostram que elas podem ajudar em algumas condições de saúde.

Cancro

Os carotenóides presentes neste alimento podem diminuir o risco de cancro. A batata-doce roxa é rica em outro composto natural, chamado antocianina, que pode diminuir as hipóteses de contrair cancro colorretal.

Doença cardíaca

Algumas pesquisas mostram que a batata-doce pode diminuir o mau colesterol, o que baixa as hipóteses de apresentar problemas cardíacos.

Obesidade

A batata-doce roxa pode ajudar a diminuir a inflamação no corpo e impedir o crescimento das células adiposas, o que ajuda a perder peso.

Como Preparar

Quando for comprar batatas-doces, escolha batatas firmes e não moles, com pele de cor uniforme. Use uma faca de aço inoxidável para cortá-las. Uma faca de carbono vai escurecer a polpa.

Embora seja delicioso cubrir as batatas-doces com açúcar e fazer uma maravilhosa sobremesa, existem maneiras mais saudáveis de as preparar.

Assim, pode cozinhá-las a vapor, assadas ou cozidas. Batatas-doces fritas também são muito saborosas, mas não as coma frequentemente. Embora ofereçam mais nutrientes do que batatas fritas feitas de batatas brancas, ainda assim possuem alto teor de gordura.

Como as armazenar

Se mantiver as suas batatas doces numa área seca, elas durarão cerca de uma semana ou duas. Não as coloque no frigorífico, a menos que estejam cozinhadas. O frio vai mudar o seu gosto.

Vamos preparar batata-doce hoje?

 

Avatar

GoVidaUp

Deixe uma resposta

shares