Brócolos – Os benefícios para a saúde do maravilhoso vegetal verde crocante
Sabia que os brócolos têm a sua origem na planta de mostarda selvagem?
Sim e, ao longo do tempo, eles foram criados pelos agricultores para serem o vegetal verde crocante e carregado de nutrientes saudáveis que conhecemos hoje.
Os brócolos datam do Império Romano e cresceram na região do Mediterrâneo.
Os agricultores começaram a cultivá-los e hoje em dia todos os comemos. Bem, nem todos, na verdade, mas deviam! Até porque, em todo o mundo, se encontram imensas variedades.
Eles são vegetais muito saudáveis.
Uma chávena de brócolos tem tanta vitamina C como uma laranja. Sabia? E precisamos mesmo dela para proteger as células contra alguns danos e promover a cura em todo o corpo.
Estes maravilhosos vegetais verdes e crocantes também são ricos em vitaminas e minerais, como:
- cálcio;
- ferro;
- potássio;
- zinco;
- tiamina (vitamina B1);
- riboflavina (vitamina B2);
- niacina (vitamina B3);
- piridoxina (vitamina B6);
- cobalamina (vitamina B12);
- vitaminas A, E, E e K.
Brócolos – Benefícios para a saúde
Além de todas as vitaminas e minerais que contêm, os brócolos estão repletos de muitos componentes que estão ainda a ser pesquisados pelos cientistas.
O principal é um composto chamado sulforafano que estimula a produção de enzimas que, por sua vez, anulam a acção de substâncias cancerígenas e que podem ajudar em certas condições de saúde. Estas incluem:
Diabetes: Estudos mostram que o sulforafano pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue.
Cancro: O sulforafano e outros compostos naturais dos brócolos podem impedir a formação de células cancerígenas no corpo.
Osteoartrite: Como mantém a cartilagem entre as articulações saudável, o sulforafano pode ajudar a prevenir ou retardar a osteoartrite.
Esquizofrenia: Embora os cientistas ainda não tenham provas suficientes, altos níveis de sulforafano podem ajudar a mudar as substâncias químicas do cérebro.
Existem outros compostos vegetais naturais nos brócolos, chamados carotenóides, também trazem benefícios à saúde. Eles podem ajudar, por exemplo, a diminuir as hipóteses de contrair doenças cardíacas e a beneficiar o sistema imunológico.
Como preparar brócolos
- Não se esqueça que também pode comer as folhas e os caules. O caule contém mais fibras, enquanto as folhas são mais ricas em antioxidantes, vitaminas E e K e cálcio.
- Procure-os frescos com floretes verde-escuros, não amarelos.
- Não os lave até ter a certeza que os vai preparar. Se não lavar, eles manter-se-ão frescos, no frigorífico, cerca de uma semana.
- A ebulição removerá até 90% dos seus nutrientes, portanto, coza-os a vapor e mantenha todas as suas propriedades. Deixe-os ficar um pouco crocantes, são mais saborosos!
E então, vai comer brócolos hoje?
Veja algumas das nossas receitas com este ingrediente: