Caminhar na natureza – 8 razões para dar passeios ao ar livre

Caminhar na natureza – 8 razões para dar passeios ao ar livre

Qualquer que seja o clima, caminhar na natureza não é apenas bom para o coração e para a condição física, mas, de acordo com vários estudos, traz também benefícios para a mente.

Nós não precisamos de um ginásio sofisticado, ao contrário do que muitos pensam, para obter os benefícios, para a saúde, do exercício físico. Andar a pé é algo que você provavelmente faz diariamente sem pensar duas vezes – seja ao concluir tarefas domésticas ou ao ir para o trabalho – tornando-se uma das formas de exercício mais subestimadas. No entanto, a ciência mostrou repetidas vezes que simplesmente caminhar pode melhorar a sua saúde física e mental.

A melhor parte é que a caminhada não precisa consumir duas horas do nosso tempo nem ser árdua para sentirmos o impacto positivo que ela pode ter no corpo e no cérebro. Na verdade, a caminhada apresenta fantásticos benefícios para a saúde, mas saiba que mesmo uma caminhada de vinte minutos também pode proporcioná-los. Enquanto caminhamos todo o corpo desperta – particularmente a mente.

Portanto, tudo o que precisa é de 30 minutos de folga na sua agenda para obter os benefícios da caminhada e, assim, mudar o seu corpo e o seu cérebro para melhor.

Quer saber como simplesmente caminhar na natureza pode gerar muitos benefícios na sua vida?

Caminhar na natureza – benefício das caminhadas ao ar livre

O hábito de caminhar ao ar livre faz parte do processo de conquista de uma vida mais saudável e apresenta vários benefícios. A saber:

1. Ajuda a reduzir o stress

Estudos demonstraram que as pessoas que passam mais tempo em ambientes naturais têm níveis mais baixos da hormona do stress, cortisol, em comparação com os seus colegas que passam a maior parte do tempo em ambientes fechados.

No Japão, existe até uma terapia chamada shinrin-yoku – banhos de floresta – que significa perder-se, ou deambular, nos bosques e é usada para ajudar pessoas que sofrem de stress crónico.

2. Diminui a fadiga física e mental

Um estudo de 2008, realizado na Universidade da Geórgia, descobriu que apenas 20 minutos de exercícios de baixa intensidade, como caminhar, podem diminuir drasticamente a fadiga. De facto, os participantes do estudo, que se exercitaram por 20 minutos num nível de baixa intensidade, três vezes por semana, relataram uma redução de 65% nos seus níveis de fadiga.

3. Auxilia em casos de depressão

Estudos mostram que as pessoas que moram perto de árvores têm melhor saúde mental. Até a presença de árvores nas ruas parece ter um resultado positivo. E um estudo descobriu que áreas com mais árvores apresentam taxas mais baixas de prescrição de antidepressivos. Os parques são um refúgio maravilhoso em dias agitados.

4. Ajuda a baixar a pressão arterial

Um benefício, pouco conhecido para a saúde, de caminhar na natureza versus caminhar na cidade é que este exercício pode ajudar a manter a pressão arterial baixa. Isto foi definitivamente comprovado em testes.

5. Promove um melhor funcionamento do cérebro

Verificou-se que caminhar numa floresta ou área verde com árvores ajuda a melhorar a memória e a aprendizagem. Assim como também melhora a memória de curto prazo.

6. Favorece a concentração

Um estudo realizado em crianças com TDAH mostrou uma melhoria acentuada na concentração após apenas 20 minutos num ambiente natural. Outro estudo pediu aos alunos que memorizassem e repetissem uma sequência de números. Os participantes que passaram 20 minutos a caminhar na natureza realizaram a tarefa com muito mais precisão do que aqueles que não o fizeram.

7. Aumenta os níveis de positividade

As pessoas que passam cerca de 30 minutos por dia na natureza exibem maior bem-estar e felicidade pessoal. E isto também já foi comprovado em vários estudos.

8. Melhora a criatividade

Preso num projecto importante? Caminhar pode ser a cura para a sua rotina criativa. Com efeito, mesmo após apenas 20 minutos de caminhada, tornamo-nos mais criativos e pensamos com mais nitidez. É perfeito para bloqueios criativos.

E então? Convencido? Vamos caminhar hoje?

Avatar

GoVidaUp

Deixe um comentário

shares