Canja de cogumelos para os dias frios – vegan

Canja de cogumelos para os dias frios – vegan

Canja de cogumelos para os dias frios! Haverá coisa mais reconfortante que uma canja quentinha? Não há, pois claro. Até porque, tradicionalmente, se atribui à canja propriedades medicinais.

Tem é que ser em versão vegetariana, já sabem. Escolhi os cogumelos porque são absolutamente versáteis e já todos conhecem a minha preferência por eles (vejam aqui, aqui e aqui). Mas não se preocupem que esta canja de cogumelos não fica atrás da tradicional canja de galinha. Pelo contrário! É bem saborosa. Experimentem e depois digam-se se tenho ou não razão.

Segundo a Wikipédia, a canja é uma sopa que teve a sua origem na China. Por lá é feita à base de arroz e chama-se congee. Pode levar vários outros ingredientes, para além do arroz, contudo o mais tradicional é o congee de galinha, muito parecido com a nossa canja. A sua semelhança passa também pelo uso em períodos de doença.

Esta canja de cogumelos trata-se de uma versão vegetariana desta, tão consumida e tradicional, sopa milagrosa. 😉 Usei cogumelos pleurotus, porque desfiados parecem mesmo pedaços de galinha. 🙂

É uma receita muito rápida, já que os cogumelos cozem em poucos minutos. Assim, se não tiver muito tempo pode sempre fazer uma refeição nutritiva. Acompanhe com pão integral, que fica divinal.

Canja de cogumelos

Ingredientes:

200 gr. de cogumelos pleurotus
1 cebola pequena
1 dente de alho
2 lt de água
80 gr. de massa pevide
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Desfie e lave os cogumelos e reserve.

Corte a cebola em tiras bem finas e pique o dente de alho.

Coloque numa frigideira a cebola e o alho com um fio de azeite, até a primeira ficar translúcida.

Acrescente os cogumelos e salteie até murcharem. Tempere com sal e pimenta e envolva bem.

Adicione a água e deixe ferver. Verifique o sal.

Quando ferver junte a massa pevide e deixe cozer o tempo indicado na embalagem.

Acompanhe com um dia frio e uma mantinha 🙂 e devore!


Prefira sempre ingredientes biológicos nas suas receitas!


Nota: Usei 2 litros de água porque gosto de fazer mais quantidade e ter a canja já pronta no frigorífico. Mas claro que para uma só pessoa e uma só refeição é demasiada canja.


 

Avatar

GoVidaUp

Deixe um comentário

shares