Chi Kung – o poderoso sistema chinês para promoção da saúde

Chi Kung – o poderoso sistema chinês para promoção da saúde

Qigong ou Chi Kung é um termo chinês que se refere ao exercício de cultivo da energia. Este exercício pretende estimular e promover uma melhor circulação de energia Qi (energia vital) no corpo.

O que é o Chi Kung?

É um sistema chinês de autocura de 3.000 anos de idade. É um tipo de exercício de saúde muito poderoso , praticado há séculos por milhões de chineses. O Chi Kung foi desenvolvido principalmente como um exercício para manter as pessoas saudáveis e reduzir a tensão.

É uma forma de exercício suave composto de conjuntos muito precisos de movimentos que são repetidos várias vezes. Estes movimentos são projectados especificamente para:

  • beneficiar a saúde,
  • alongar o corpo,
  • aumentar o movimento de fluidos (sangue, sinovial e linfa),
  • ampliar a consciência de como o corpo se movimenta.

Quando se pratica um movimento de Chi Kung, há movimentos externos e movimentos internos. Esses movimentos internos, ou fluxos, na China, são chamados de neigong, que significa “poder interno”.

Esses movimentos internos de neigong fazem do Chi Kung uma prática superior de saúde e bem-estar. E também o diferenciam de quase todas as outras formas de exercício Ocidentais, que muitas vezes enfatizam movimentos cardiovasculares prolongados, como correr e andar de bicicleta, ou que se concentram no treinamento de força muscular, como o levantamento de peso.

Objectivo do Chi Kung

  • promover o movimento do Qi (energia) no corpo.

Isto é feito abrindo certas portas e esticando e torcendo os canais de energia.
Um ponto-chave na prática do Chi Kung é o relaxamento e a respiração profundos, ambos pré-requisitos para permitir que o Qi flua.

Eficácia do Chi Kung

A eficácia do Chi Kung foi comprovada na China pelo seu impacto benéfico na saúde de milhões de pessoas ao longo de milhares de anos. Desenvolver a força vital, ou chi, é o foco do taoismo. Os taoístas são as mesmas pessoas que trouxeram a acupunctura, a fitoterapia e o conceito de yin/yang para o mundo.

Para a maioria das pessoas, o primeiro e mais importante benefício do Chi Kung está no alívio ou prevenção de problemas crónicos de saúde. A gama de doenças que foram ajudadas por este sistema, na China, inclui:

  • cancro,
  • doenças de órgãos internos,
  • má circulação,
  • problemas nas costas,
  • problemas nas articulações,
  • doenças físicas em geral.

Segundo a medicina chinesa, a energia relativa aos órgãos internos do corpo flui em torno das extremidades do corpo – as mãos e os pés. Assim, esticando os braços e pernas em movimentos específicos, a saúde dos órgãos internos pode ser melhorada.

Desta forma, o Chi Kung é um poderoso sistema de saúde, que tem efeitos a vários níveis.

Dá clareza mental

Muitos problemas físicos são decorrentes ou agravados pelo stress mental ou emocional. Assim, a tranquilidade interior, desenvolvida através do Chi Kung, é muito importante.

Esta prática ajuda a controlar:

  • o stress,
  • a raiva,
  • a depressão,
  • os pensamentos mórbidos
  • a confusão geral.

Estes sentimentos e pensamentos instalam-se na mente quando o Chi não é regulado e equilibrado.

Fortalecer e equilibrar a energia da mente aumenta a capacidade de perceber o mundo e os seus padrões em níveis cada vez maiores de complexidade. As pessoas que não praticam formas de desenvolvimento energético muitas vezes nunca adquirem essas habilidades.

Fortalece e revigora o corpo

Mesmo alguns minutos de prática podem ter um efeito revigorante e rejuvenescedor.

A prática regular traz um profundo efeito de fortalecimento para todo o corpo e os vários sistemas (nervoso, digestivo, respiratório, esquelético-muscular, hormonal, ginecológico, etc.).

A sua capacidade de ajudar na cura de uma grande variedade de lesões e doenças crónicas e agudas tem sido objecto de vários programas de pesquisa liderados pelas autoridades médicas chinesas.

Promove a saúde

Com um pouco de prática regular, este tipo de exercício pode ter um efeito poderoso na mente, corpo e espírito, como o aumento da saúde geral e do bem-estar, níveis reduzidos de stress e uma visão mais equilibrada sobre as possibilidades da vida.

Tem um efeito curativo no funcionamento dos órgãos e sistemas do corpo

O Chi Kung pode harmonizar, fortalecer e ter um efeito curativo no funcionamento de todos os órgãos internos e sistemas corporais. Aumenta a oferta e o fluxo de energia por todo o corpo.
Desta forma, apresenta efeitos de rejuvenescimento, induzindo estados mentais e emocionais calmos e, acredita-se, aumentando a longevidade.

Nutre todas as partes do corpo

Inicialmente, muitos movimentos concentram-se em abrir e alongar suavemente as articulações e os músculos do corpo, libertando a tensão que normalmente está presente há anos. Estes movimentos também aumentam o fluxo de sangue e energia e, ao fazê-lo, ajudam a nutrir completamente todas as partes do corpo.

Muitas pessoas relatam que se sentem muito relaxadas e energizadas após uma sessão de Chi Kung e que dormem profundamente nessa noite!

Tem um efeito calmante

A respiração no Chi Kung é muito importante. A respiração deve ser relaxada, lenta e profunda, iniciada no diafragma. Este tipo de respiração tem um efeito muito calmante e equilibrador na mente. E isto é crucial para combater os efeitos da preocupação e do stress.

Apenas alguns minutos de Chi Kung sempre que começar a sentir-se agitado podem realmente fazer maravilhas.


Estes são apenas alguns dos benefícios que pode experimentar, inicialmente, com esta prática. À medida que  se tornar mais consciente do seu corpo, começará a sentir alguns dos seus efeitos mais subtis e refinados.

Alguns movimentos do Chi Kung são muito suaves, outros mais vigorosos.
Alguns movimentos são muito grandes e expansivos, outros são mais subtis, quase imperceptíveis.
Todos são diferentes e têm um efeito muito específico no corpo e na mente.
Quanto mais se pratica, mais se pode entender o propósito de cada movimento, permitindo que a prática de Chi Kung se torne cada vez mais agradável.

Chi Kung é um hábito saudável, fácil de aprender e agradável de praticar. Ele pode ser realizado como uma disciplina por si só ou como um complemento perfeito para o treino de Tai Chi.

Apesar do que ficou dito acima, tenha em atenção o seguinte:
o Chi Kung sozinho é normalmente insuficiente para resolver e eliminar bloqueios emocionais e espirituais sérios e traumáticos nas camadas mais profundas da sua consciência.
Essa habilidade mais abrangente pertence principalmente ao reino da meditação taoísta.


Se for do Porto e quiser experimentar Chi Kung ou Tai Chi aconselhamos a Escola de Tai Chi Chuan do Porto, onde pode encontrar o equilíbrio e a serenidade que busca.
Pode contactar a Escola através da página de Facebook ou através do site.
Experimente!

Avatar

GoVidaUp

Deixe um comentário

shares