Couve-flor: 10 benefícios para a sua saúde

Couve-flor: 10 benefícios para a sua saúde

Não é segredo para ninguém que a couve-flor é saudável e beneficia o corpo.

Felizmente, este vegetal da moda, de textura delicada e tenra, que requer especial cuidado e atenção na preparação, é mais do que um substituto com baixo teor de hidratos de carbono.

A couve-flor é um vegetal que pertence à espécie das couves (Brassica Oleracea), assim como o repolho, os brócolos ou a couve-romanesca.
É proveniente da Região do Mediterrâneo e foi trazida para a Europa no início do século XVI.

Quanto à sua composição, encontramos:

  • hidratos de carbono,
  • fibras,
  • proteínas,
  • água,
  • ácido fólico,
  • cálcio,
  • ferro,
  • magnésio,
  • fósforo,
  • potássio,
  • sódio,
  • vitaminas B1, B2, B3, C, E e K.

Pode ser consumida crua, cozida (de preferência a vapor), frita, assada ou gratinada.

Couve-flor: benefícios

Como pode calcular, esta hortaliça apresenta imensas vantagens para a sua saúde, como tal, aqui lhe apresentamos algumas das razões por que vale a pena comê-la!

Fortalece os ossos

O corpo precisa de vitamina K para manter ossos fortes e saudáveis. Comer uma chávena de couve-flor crua, como lanche, é uma ótima maneira de nutrir a saúde dos ossos.

Estimula a circulação

Quer saber quais os alimentos que pode comer para melhorar o fluxo sanguíneo? Sem surpresa, a couve-flor é uma escolha inteligente. Graças ao seu alto teor de fibras, ela pode beneficiar a circulação.

Incentiva a digestão saudável

A couve-flor é um dos principais alimentos naturalmente ricos em fibras. Por esse motivo, ela pode prevenir a obstipação e incentivar um trato digestivo saudável. A ingestão regular de fibras alimentares pode até ajudar a prevenir o cancro do cólon.

Ajuda a regular o sistema imunológico

Os abundantes antioxidantes da couve-flor podem ajudar a regular o sistema imunológico e a prevenir a inflamação. É melhor comer couve-flor crua ou cozida? Você pode preservar o máximo de nutrientes comendo os vegetais crus ou cozidos a vapor.

Reduz o risco de doenças cardíacas

A couve-flor é um superalimento? A sua alta concentração de nutrientes diria que sim. Este alimento não é apenas rico em vitaminas B, K e C, mas também antioxidantes e fibras. De facto, comer esta hortaliça também pode combater doenças cardíacas.

Melhora a memória

A colina presente na couve-flor é um nutriente que tem demonstrado melhorar a maneira como a mente funciona. Pode ajudar especificamente com o sono, a memória e a aprendizagem. Interessado em outros alimentos que estimulem o cérebro? Consuma espinafres, pois são ricos em folato, ferro e cálcio.

Combate a diabetes

Como é naturalmente baixa em açúcar, a couve-flor não aumenta o açúcar no sangue da mesma forma que outros alimentos. A melhor dieta para prevenir diabetes será composta de, pelo menos, metade de frutas e vegetais sem amido, como couve-flor.

Protege a pele

Quer uma maneira de proteger a sua pele dos danos causados pelo sol, trabalhando de dentro para fora? Existem muitos alimentos que podem melhorar a saúde da pele! O sulforafano pode realmente proteger a pele dos danos causados pela radiação ultravioleta.

Beneficia a saúde ocular

O sulforafano presente nesta couve também demonstrou ser benéfico para a saúde ocular. Assim, pode reduzir o risco de cataratas, degeneração macular e outros problemas de visão.

Ajuda na perda de peso

Para quem quer perder alguns quilos, a beleza da couve-flor é a sua versatilidade. Este vegetal é um bom substituto, de baixas calorias, baixos hidratos e baixo teor de gordura, para amidos tradicionais, como massas.

 

Já comeu couve-flor hoje?

Avatar

GoVidaUp

Deixe uma resposta

shares