Cuidados com a saúde no inverno – 8 dicas rápidas para se manter saudável durante o inverno

Cuidados com a saúde no inverno – 8 dicas rápidas para se manter saudável durante o inverno

Como permanecer saudável e seguro durante a temporada de inverno? Sabe quais os cuidados com a saúde no inverno? O que fazer? O que evitar?

Nós contamos-lhe tudo!

Pode estar muito frio lá fora, mas o inverno não precisa ser uma época desfavorável para si e para a sua família. Concorda?

Cuidados com a saúde no inverno

Aqui estão oito maneiras de garantir que, mesmo quando seu corpo lhe pede para hibernar, você pode manter-se saudável e em forma, independentemente do clima.

1. Coma mais frutas e vegetais

Quando está frio e escuro lá fora, pode ser tentador encher-se com comidas pouco saudáveis. No entanto, é importante garantir que a sua alimentação seja sadia e que inclua cinco porções de frutas e vegetais por dia.

Se deseja um doce, tente uma suculenta clementina ou um dióspiro, se ainda encontrar.

Legumes de inverno, como cenoura, abóbora ou nabo, podem ser assados, amassados ou transformados em sopa para uma refeição de inverno reconfortante para toda a família.

2. Tome um pequeno-almoço saudável

O inverno é a estação perfeita para as famosas papas de aveia. Comer uma tigela quente numa manhã fria não é apenas uma maneira deliciosa de começar o dia, mas também ajuda a aumentar a ingestão de alimentos ricos em amido e fibras.

Estes alimentos fornecem energia e ajudam-nos a sentir mais satisfeitos por mais tempo, impedindo a tentação de fazer um lanche calórico a meio da manhã. A aveia também contém muitas vitaminas e minerais vitais.

Faça as suas papas de aveia com bebida vegetal ou água e não adicione açúcar ou sal. Adicione maçã ou pêra raladas para dar um sabor extra e ajudá-lo a atingir o objectivo das 5 porções por dia.

3. Use suplementos de vitamina C

A vitamina C apresenta muitos benefícios para a saúde, mas em particular auxilia a resposta imunitária do organismo e ajuda a prevenir constipações, gripes e infecções. Considere tomar um suplemento para garantir que recebe a sua dose diária.

4. Use também suplementos de vitamina D3

Como há menos sol, nos meses de inverno, e os dias são mais curtos, não recebemos tanta vitamina D. A vitamina D contribui para o funcionamento normal do sistema imunológico, portanto, pense em auxiliar a sua dieta com essa vitamina essencial, usando suplementos.

5. Durma bem

Embora não estejamos a sugerir que hiberne durante o inverno, achamos que dormir bastante é importante. As noites são mais longas e é natural que passemos mais tempo a dormir. Desta forma estaremos em sintonia com a Natureza.

6. Mantenha-se quente

Mantenha-se quente neste inverno! Uma dica para se aquecer? Consuma bebidas quentes, como chás. E coma sopas e mais sopas, como este creme de cenoura ou esta canja de cogumelos. Tão quentinhas e reconfortantes!

Para além disso, já sabe, vista roupa adequada e utilize roupa de cama também adequada e suficiente.

7. Expulse o cansaço do inverno

Muitas pessoas sentem-se cansadas e lentas durante o inverno. Isto é devido à menor quantidade de luz solar.

Experimente estas dicas:

  • fique ao ar livre, com luz natural, o máximo de tempo possível;
  • tenha uma boa noite de sono – vá para a cama e acorde todos os dias à mesma hora;
  • acalme-se com exercícios suaves ou meditação.

8. Experimente novas actividades para toda a família

Não use os meses frios do inverno como desculpa para ficar sempre em casa. Em vez disso, saia com toda a família para experimentar uma nova actividade, por exemplo, dar um passeio de inverno na praia ou no parque.

O exercício regular ajuda a controlar o peso, melhora o sistema imunológico e é uma boa maneira de quebrar a tensão, que pode aumentar se a família estiver constantemente enjaulada dentro de casa.

E então, depois destas dicas de cuidados com a saúde no inverno sente-se preparado para enfrentar o frio?

Avatar

GoVidaUp

Deixe uma resposta

shares