Curcuma ou açafrão-da-terra: usos e benefícios para a saúde

O açafrão-da-terra, segundo a Wikipédia, também é conhecido como curcuma, turmérico, raiz-de-sol ou açafrão-da-índia e trata-se de uma planta herbácea da família do gengibre, originária da Ásia.
A sua característica principal é a forte cor amarela que transfere aos alimentos. Assim, a curcuma é uma especiaria que vem da planta de açafrão, muito usada na cozinha asiática.
Todos conhecemos o açafrão como tempero. Tem um sabor algo amargo e é frequentemente usado para aromatizar ou colorir alguns pratos, bem como mostarda, manteiga e queijo.
Mas o que podemos não saber é que a raiz de açafrão pode ser um dos suplementos nutricionais mais eficazes. É também bastante utilizada para fazer medicamentos. Contém um produto químico, de cor amarela, chamado curcumina, que é utilizado para colorir alimentos e cosméticos.
O que é a curcuma?
A curcuma, às vezes também chamada açafrão indiano ou tempero dourado, é uma planta alta que cresce na Ásia e na América Central. Ela é usada há milhares de anos na Índia como especiaria e erva medicinal.
A curcuma, que vemos nas prateleiras e nos armários de especiarias, é constituída pelas raízes da planta. A cor amarela da curcuma inspirou muitas culturas a usá-la como corante.
A curcumina é o ingrediente ativo da curcuma e possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. A medicina ayurvédica, por exemplo, recomenda a curcuma para uma variedade de condições de saúde. Estas incluem dor crónica e inflamação. A medicina ocidental começou a estudar a curcuma como um analgésico e agente de cura.
A curcuma é utilizada em inúmeras condições.
A saber:
- artrite,
- azia,
- dor nas articulações,
- dor de estômago,
- doença de Crohn,
- hemorragia,
- diarreia,
- gás intestinal,
- inchaço no estômago,
- perda de apetite,
- icterícia,
- problemas hepáticos,
- Helicobacter pylori,
- úlceras no estômago,
- síndrome do intestino irritável,
- distúrbios da vesícula biliar,
- colesterol elevado,
- inflamação da pele resultante do tratamento de radiação,
- fadiga,
- dores de cabeça,
- bronquite,
- constipações,
- infecções pulmonares,
- fibromialgia,
- febre,
- problemas menstruais,
- comichão na pele,
- recuperação após cirurgia,
- cancro,
- depressão,
- doença de Alzheimer,
- inchaço na camada média do olho,
- diabetes,
- retenção de água,
- vermes,
- tuberculose,
- inflamação da bexiga urinária,
- problemas renais.
Algumas pessoas aplicam, ainda, açafrão na pele para dores, micoses, entorses e inchaços, hematomas, infecções oculares, acne, condições inflamatórias da pele e feridas cutâneas, dor dentro da boca, feridas infectadas e doença das gengivas.
Assim, a curcuma tem grandes benefícios para o seu corpo e cérebro, ou seja, pode beneficiar a saúde em vários aspectos.
A saber:
- É anti-inflamatória;
- Ajudar a tratar os sintomas da artrite;
- Contém propriedades antioxidantes;
- Melhora a função hepática;
- Ajuda a combater vários processos degenerativos no cérebro;
- Ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas;
- Pode ajudar a prevenir o cancro porque provoca mudanças ao nível molecular;
- Alivia a dor;
- Ajuda a digestão;
- Pode conduzir a várias melhorias no processo patológico da doença de Alzheimer;
- Possui benefícios incríveis contra a depressão;
- Pode ajudar a atrasar o envelhecimento e a lutar contra doenças crónicas relacionadas com a idade.
Por tudo isto: não deixe de incluir a curcuma na sua dieta. A sua saude agradece!
Apesar de a curcuma ser absolutamente extraordinária deve ter cuidado quando a experimentar. Porquê? Porque usada em grandes quantidades pode provocar alguns efeitos colaterais negativos.
Portanto, tal como acontece com qualquer terapia alternativa, fale com seu médico antes de começar a utilizar a curcuma para tratar quaisquer condições de saúde.
Para além desta, existem inúmeras outras plantas fabulosas para a sua saúde. Se tem interesse neste assunto veja os nossos artigos sobre a arnica – uma planta rara e extraordinária – e a maca peruana.