Dente-de-leão – 8 possíveis benefícios para a saúde

Dente-de-leão – 8 possíveis benefícios para a saúde

Conhece o dente-de-leão?

Sabia que, ao contrário da crença popular, os dentes-de-leão não são apenas ervas daninhas do jardim? Eles podem ter alguns benefícios para a saúde.

E lá voltamos a falar de plantas extraordinárias para a saúde. Depois da arnica e do cardo-mariano, chegou a vez desta planta com a flor amarelinha, tão bonita!

Na verdade, as pessoas usam esta planta, para ajudar a tratar várias condições de saúde, há vários séculos. A saber:

  • acne,
  • doenças do fígado
  • distúrbios digestivos
  • perda de apetite,
  • dores de estômago,
  • gases intestinais,
  • cálculos biliares,
  • dor nas articulações,
  • dores musculares,
  • eczema,
  • contusões,
  • tratar infecções,
  • aumento da produção de urina,
  • aumento dos movimentos intestinais – usado como laxante,
  • tónico para a pele,
  • tónico sanguíneo,
  • tónico digestivo.

Fique a conhecer, neste artigo, o dente-de-leão e alguns dos seus benefícios para a saúde.

O que é o dente-de-leão?

Taraxacum officinale, a espécie mais disseminada, é uma planta com flores amarelas e cresce em muitas partes do mundo. E podemos usar as folhas, caule, flor e raiz para fins medicinais.

8 possíveis benefícios para a saúde

Os seus possíveis benefícios, desta planta, para a saúde são vários, a saber:

1. Fornece antioxidantes

Como se sabe, os antioxidantes trabalham para neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres. O dente-de-leão contém betacaroteno, um antioxidante que ajuda a proteger as células.

Também a flor do dente-de-leão também está cheia de polifenóis, outro tipo de antioxidante.

2.Ajuda a reduzir o colesterol, a pressão arterial, a inflamação e a regular o açúcar no sangue

O dente-de-leão contém compostos, sobretudo a raiz e a folha, e propriedades anti-hiperglicémicas, antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ajudar a diminuir o colesterol e a inflamação no corpo e ainda a regular o açúcar no sangue.

O dente-de-leão apresenta-se como uma boa fonte de potássio. E há evidências clínicas que mostram que o potássio pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Portanto, pode também actuar nesta condição.

3. Impulsiona o sistema imunológico

Há evidências crescentes que sugerem que os dentes-de-leão podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico. Na verdade, pesquisadores descobriram que o dente-de-leão mostra propriedades antivirais e antibacterianas.

4. Auxilia a digestão

Algumas pessoas usam dente-de-leão, como um remédio caseiro e tradicional, para problemas de digestão. Isto porque, parece ter compostos químicos presentes que ajudam a melhorar o sistema digestivo.

5. Promove um fígado saudável

O dente-de-leão pode ter um efeito protector do tecido do fígado, na presença de substâncias tóxicas, bem como, reduzir os níveis de excesso de gordura aí armazenada.

6. Promove ossos saudáveis

Alguns componentes nutricionais do dente-de-leão podem contribuir para a manutenção de ossos fortes e saudáveis. Esta planta é uma boa fonte de cálcio e vitamina K – ambos associados à prevenção da perda óssea.

A inulina, uma substância encontrada na raiz do dente-de-leão, também pode sustentar os ossos saudáveis, através da digestão melhorada e da promoção de bactérias intestinais saudáveis.

7. Ajuda a perder peso

Alguns pesquisadores sugeriram que o dente-de-leão poderia ajudar as pessoas a alcançarem os seus objectivos de perda de peso. Isto baseia-se na capacidade que esta planta tem de melhorar o metabolismo de hidratos de carbono e de reduzir a absorção de gordura.

8. Mantém a pele saudável

Algumas pesquisas indicam que pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol.

E proteger a pele destes danos pode ajudar a parecer mais jovem por mais tempo.


Como usar?

As folhas de dente-de-leão, caules e flores são frequentemente consumidas no seu estado natural e podem ser comidas cozidas ou cruas. Podem ser usadas em sopas, vinho e chás.

A raiz é geralmente seca, torrada, moída e consumida como substituto de chá ou café.

Tenha cuidado ao escolher dentes-de-leão num quintal. Isto não é seguro devido à potencial presença de pesticidas ou excrementos de animais. No entanto, é possível obter suplementos de dente-de-leão, ou chás e cafés infundidos com raiz de dente-de-leão, em lojas especializadas.

Os suplementos podem causar reacções alérgicas quando tomados por via oral ou aplicados na pele de pessoas sensíveis. Por isso, se for sensível e alérgico a ervas daninhas ou outras plantas relacionadas (ambrósias, margaridas, crisântemos e malmequeres), não deve usar estes suplementos.

Quando tomar suplementos deve seguir as instruções da embalagem, relativas às doses recomendadas, e falar sempre com um médico antes iniciar a toma.

Concluindo:

Esta planta tem muitos benefícios potenciais para a saúde. Esta planta é tão rica em nutrientes que pode ser uma adição saudável, única e nutritiva à sua rotina de bem-estar e à sua alimentação. No entanto, ele não é um substituto de uma dieta equilibrada e estilo de vida saudável, especialmente no que diz respeito à prevenção e tratamento de doenças.

Encontra suplementos de dente-de-leão em algumas lojas de produtos naturais e online. Também pode comprar chá de raiz de dente-de-leão.

 

 

Avatar

GoVidaUp

Deixe um comentário

shares