Feijoada de cogumelos com cenoura – vegana
Feijoada de cogumelos? Parece-lhe estranho?
Então, venha daí.
Sabemos bem que a feijoada mais não é que um guisado de feijão. Habitualmente é cozinhada com carnes variadas e legumes. Acompanha com arroz, normalmente branco . É um dos pratos mais típicos de Portugal e podem encontrar-se diversas versões: à transmontana, à portuguesa, à brasileira. Os tipos de feijões utilizados também podem variar: branco, vermelho, preto… Existem, ainda, variantes com mariscos – feijoada de marisco – e moluscos – feijoada de chocos ou de polvo.
Mas nenhuma delas é como a minha feijoada! E o que é melhor: cruelty free. 🙂 É confeccionada com cogumelos, cenoura e chouriço vegetal. Tão boa, tão leve, tão saudável, tão amiga do ambiente!
Feijoada de cogumelos
Ingredientes:
180 gr. de cogumelos marrom (ou outros da sua preferência)
200 gr. de feijão branco cozido*
1 cenoura cortada em cubos
80 gr. de chouriço vegetal
1 cebola
1 dente de alho
250 gr. de molho de tomate caseiro
1 folha de louro
1 punhado de salsa
azeite q.b.
sal, pimenta e cominhos q.b.
Preparação:
Refogue a cebola e o alho num fio de azeite até alourarem. Junte a folha de louro e metade (40 gr.) do chouriço cortado em pequenos cubos.
Adicione os cogumelos fatiados (fatias grossas) e salteie durante algum tempo até que amoleçam.
Acrescente o tomate e a cenoura. Tempere com sal, pimenta e cominhos. Envolva tudo muito bem e mantenha em lume brando até a cenoura estar cozida. Se for necessário vá acrescentando água.
Quando a cenoura estiver cozida junte o feijão e o chouriço restante, cortado em rodelas. Rectifique os temperos e aguarde 2 ou 3 minutos. Polvilhe com salsa picada antes de servir.
Sugestão: sirva acompanhada de arroz integral com gomásio.
Está pronta! Muito fácil, como vê!
Prefira sempre ingredientes biológicos nas suas receitas!
*O ideal é cozer o feijão em casa. Faça assim: demolhe-o durante 8 horas, no mínimo, e coza, juntamente com uma tira de alga kombu (muito utilizada na culinária macrobiótica, esta alga amacia as leguminosas e facilita a sua digestão), durante cerca de 45 minutos (no tacho) ou de 15 (na panela de pressão). Se quiser colocar sal faça-o apenas no final da cozedura.