Frutas para emagrecer – Descubra já 9 fantásticas frutas para perder peso!

Frutas para emagrecer – Descubra já 9 fantásticas frutas para perder peso!

Encontra-se num processo de perda de peso e a fruta tem um lugar especial na sua dieta?
Sabe quais são as frutas para emagrecer? Nós contamos-lhe tudo aqui!

A fruta faz parte de uma alimentação saudável. Ela é o lanche, repleto de vitaminas, fibras e outros nutrientes, preparado para nós pela natureza.

Como sabe, a fruta é geralmente baixa em calorias e rica em fibras, o que ajuda bastante na perda de peso.

Para além disso, comer frutas está associado a um menor peso corporal e a um menor risco de diabetes, pressão alta, doenças cardíacas e outras condições.

Assim sendo, apresentamos-lhe aqui um conjunto de 9 frutas que, além de deliciosas, são saudáveis e amigas da dieta.

Frutas para emagrecer

Estas são as 9 melhores frutas para comer se quer perder peso.

1. Frutos vermelhos

Os frutos vermelhos são forças nutricionais de baixas calorias.

Por exemplo, ½ chávena de mirtilos contém apenas 42 calorias, mas fornece 12% do valor diário de referência (VDR) para vitamina C e manganês, além de 18% para vitamina K.

Uma chávena de morangos contém menos de 50 calorias e fornece 3 gramas de fibra alimentar, além de 150% do VDR para vitamina C.

Para além disso, comer frutos vermelhos pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol, reduzir a pressão sanguínea e diminuir a inflamação, o que pode ser particularmente útil em pessoas com excesso de peso.

Frescos ou congelados podem ser adicionados aos cereais ou iogurte do pequeno-almoço, misturados num smoothie saudável ou combinados com assados e saladas.

2. Maçãs

As maçãs são baixas em calorias e ricas em fibras. Por isso, também se encontram neste grupo de frutas para emagrecer porque ajudam na perda de peso.

Estudos mostram que pessoas que comem uma maçã diariamente podem perder mais peso que aqueles que não as consomem.

As maçãs devem ser comidas inteiras para reduzir a fome e controlar o apetite. Além disso a maçã é altamente saudável. Conhece o provérbio “an apple a day keeps the doctor away” – uma maçã por dia mantém o médico longe? Pois é, vamos começar a comer mais maçãs.

As maçãs podem ser apreciadas de várias maneiras, tanto cozidas quanto cruas. Tente adicioná-las a cereais quentes e frios, iogurte, ensopados e saladas ou assá-las. São deliciosas!

3. Frutas com caroço

Frutas com caroço são um grupo de frutas com um exterior carnudo e um caroço no interior. Elas incluem pêssegos, nectarinas, ameixas, cerejas e damascos.

As frutas com caroço têm baixo índice glicémico (IG), baixas calorias e são ricas em nutrientes – como as vitaminas A e C – o que as torna óptimas para pessoas que querem perder peso.

Por exemplo, um pêssego médio contém 58 calorias, enquanto 1 chávena de cerejas fornece 87 calorias e duas pequenas ameixas ou quatro damascos possuem apenas 60 calorias.

Estas frutas de caroço podem ser consumidas frescas, em saladas de frutas,  papas de aveia e overnight oats, e cozinhadas, grelhadas ou adicionadas a pratos saborosos.

4. Kiwis

Kiwis são frutas pequenas com polpa verde ou amarela brilhante e pequenas sementes pretas.

Muito densos em nutrientes, os kiwis são uma excelente fonte de vitamina C, vitamina E, ácido fólico e têm, portanto, benefícios significativos para a saúde.

Alguns estudos observam que o kiwi pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, por ter um baixo IG, melhorar o colesterol e apoiar a saúde intestinal, tão importantes para emagrecer.

Além disso, o kiwi é uma excelente fruta para emagrecer porque é rico em fibras. Um kiwi pequeno e descascado tem mais de 2 gramas de fibra.
Foi demonstrado que dietas ricas em fibras, de frutas e vegetais, promovem a perda de peso e melhoram a saúde intestinal.

O kiwi é macio, doce e agradável quando consumido cru. Também pode ser usado em saladas ou adicionado aos seus cereais matinais.

5. Melões e melancias

Os melões e as melancias são baixos em calorias e têm alto teor de água, o que os torna muito amigos das dietas.

Apenas 1 chávena de melão ou melancia fornece 46 a 61 calorias. Embora com poucas calorias, os melões são ricos em fibras, vitamina C, potássio e antioxidantes.

Estas frutas para emagrecer podem ser saboreadas frescas, numa salada, ou ser misturadas em smoothies.

6. Laranjas

Como todas as frutas cítricas, as laranjas são baixas em calorias e ricas em vitamina C e fibras.

Muitas pessoas ingerem sumo de laranja em vez da fruta inteira. No entanto, alguns estudos descobriram que comer frutas inteiras – em vez de beber o seu sumo – não apenas resulta em menos fome e ingestão de calorias, mas também aumenta a sensação de saciedade .

Portanto, se você está a tentar perder peso, pode ser melhor comer laranjas inteiras do que beber o sumo. As laranjas podem ser consumidas sozinhas ou adicionadas ao seu prato, sua salada ou sobremesa favoritos.

7. Toranjas

Toranja é habitualmente associada à dieta e à perda de peso. Isto porque metade de uma toranja contém apenas 39 calorias, mas fornece mais de metade do VDR de vitamina C. É também rica em vitamina A.

Além disso, a toranja tem um baixo IG, o que significa que liberta açúcar, na corrente sanguínea, mais lentamente. Uma dieta de baixo IG pode ajudar na perda e manutenção do peso.

Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de toranja pode reduzir a gordura corporal e a circunferência da cintura.

Embora a toranja possa ser consumida sozinha, ela também é um óptimo complemento para saladas e outros pratos. Pode, ainda, ser um lanche saudável antes das refeições principais para ajudar a reduzir a ingestão total de alimentos.

8. Maracujás

O maracujá tem uma casca externa resistente com uma massa de sementes comestíveis no interior.

Um maracujá contém apenas 17 calorias e é uma rica fonte de fibras, vitaminas A e C, ferro e potássio.

Além disso, as sementes de maracujá fornecem piceatannol, uma substância ligada à redução da pressão arterial e à melhora da sensibilidade à insulina em pessoas com excesso de peso.

Para perder peso, é melhor consumi-lo inteiro. Pode ser consumido sozinho, usado como cobertura e recheio para sobremesas ou adicionado a bebidas.

9. Bananas

Ao tentar perder peso, algumas pessoas evitam bananas devido ao seu alto teor de açúcar e calorias.

Embora as bananas sejam mais densas em calorias do que muitas outras frutas, elas também são mais densas em nutrientes, fornecendo potássio, magnésio, manganês, fibra, inúmeros antioxidantes e vitaminas A, B6 e C.

Acresce que o seu IG é baixo a médio e pode ajudar a controlar os níveis de insulina e a regular o peso.

Alimentos de alta qualidade, densos em nutrientes e com baixas calorias, como as bananas, são vitais para qualquer plano de perda de peso saudável.

As bananas podem ser apreciadas sozinhas ou adicionadas cruas ou cozidas a uma ampla variedade de pratos.


Frutas para emagrecer – conclusão:

  • A fruta é uma parte essencial de uma dieta saudável e pode ajudar a perder peso.
  • A maioria das frutas apresentadas é baixa em calorias e rica em nutrientes e fibras, o que pode aumentar a saciedade.
  • Note que é melhor comer frutas inteiras que beber os seus sumos.
  • Para além destas frutas para emagrecer, deve também procurar uma dieta saudável, baseada em alimentos integrais, juntamente com alguma actividade física.
Avatar

GoVidaUp

Deixe uma resposta

shares