Mangostão: as propriedades terapêuticas e os benefícios para a saúde
Hoje debruçar-nos-emos sobre o mangostão, uma fruta exótica, das ilhas tropicais do sudeste asiático.
Todos sabemos que as pessoas conscientes e saudáveis estão continuamente à procura de novas maneiras de fortalecer a sua saúde. Ou seja, devido aos graves efeitos secundários ligados a muitos medicamentos, procuram-se constantemente opções e soluções naturais.
Também sabemos que uma das maneiras naturais mais eficazes para promover a saúde é consumir mais frutas e vegetais. A este respeito encontrará imensas informações e artigos online e descobrirá como o consumo de mais frutas e vegetais beneficiam o nosso bem-estar.
Mas hoje queremos falar-lhe do mangostão!
Então, o que é o mangostão?
O mangostão (garcinia mangostana) é uma fruta tropical única, doce, suculenta, delicada e simultaneamente picante, que apresenta uma casca de cor avermelhada, quando madura. Cresce numa árvore perene, nativa das ilhas do sudeste da Ásia, como acima referimos.
Os nativos desta zona referem-se ao mangostão como a “rainha das frutas” ou a “fruta dos deuses”.
As frutas são do tamanho de uma pequena laranja, redonda ou achatada nas extremidades. O mangostão tem uma crosta vermelha espessa, dura e profunda, cercando a polpa branca, como a neve.
Quando completamente maduro, e recém-colhido, o fruto abre-se com facilidade, bastando apenas apertá-lo suavemente e expondo, assim, o interior macio e comestível de cor branca. No entanto, se o consumir vários dias após a colheita, terá de ser usada uma faca para cortar a casca endurecida. Para comer os deliciosos segmentos brancos utilize uma colher de chá.
O sabor pode ser comparado à líchia, mas é mais doce e, na boca, derrete como um gelado.
O mangostão tem sido essencial na medicina tradicional das culturas orientais e os seus benefícios são conhecidos há anos. A sua casca, que contem taninos, é usada há gerações devido ao seu valor medicinal. No entanto, nos países ocidentais só agora começamos a perceber que o seu consumo oferece inúmeros e significativos benefícios a uma grande variedade de problemas de saúde.
Actualmente, o sumo de mangostão tem-se tornado uma bebida popular e é usado para vários problemas de saúde, a saber:
- diarreia,
- infecções do trato urinário,
- gonorreia,
- aftas,
- tuberculose,
- distúrbios menstruais,
- osteoartrite,
- disenteria,
- eczema e outras doenças da pele,
- estimulação do sistema imunológico,
- saúde mental.
Quais são os benefícios mais notáveis do mangostão?
Possui propriedades antioxidantes
O componente central do mangostão, xantonas, é responsável pela sua eficácia e ajuda bastante a nossa saúde.
Existem mais de 200 xantonas conhecidas na natureza. Surpreendentemente 20 delas são encontrados no mangostão, concentradas principalmente na casca. Estes compostos ajudam na redução de radicais e dão um estímulo poderoso ao sistema imunológico.
Ajuda a regular a pressão arterial e a frequência cardíaca
O mangostão também contém altos níveis de magnésio. O magnésio ajuda a controlar o coração, mantendo o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea sob controlo e promovendo um batimento cardíaco regular.
Previne a inflamação
Isto tem amplos benefícios para a saúde das pessoas que sofrem de problemas inflamatórios. Pesquisas demonstram que a capacidade de reduzir a inflamação, de maneira eficiente e segura, pode ajudar a prevenir complicações de saúde mais graves, como doenças cardíacas ou problemas respiratórios.
Além disso, reduzir a inflamação auxilia, também, as pessoas que têm problemas de mobilidade devido ao inchaço e dor das articulações, porque se sentem melhor e mais capazes de se moverem livremente.
Melhora a digestão
A fibra, que existe naturalmente no mangostão, pode ajudar quem sofre de problemas digestivos. Como sabemos, estes problemas afectam negativamente várias áreas do corpo, pelo que, ao melhorar a digestão, estamos a melhorar a saúde em geral.
Trata a acne, pequenos cortes e várias doenças da pele
A polpa do mangostão pode agir como um anti-séptico se aplicada topicamente. Hoje temos disponíveis vários produtos de mangostão que podem ajudar a resolver algumas doenças de pele, como acne, por exemplo.
Possui propriedades anti-histamínicas
O mangostão pode ajudar quem sofre de alergias. Isto deve-se, também, à sua capacidade de reduzir a inflamação. O mangostão age como um anti-histamínico natural.
Ajuda a manter um peso saudável
É uma fruta com poucas calorias e rica em vitaminas. Para além disso tem, também, um alto teor de fibra. Esta combinação poderosa ajuda a manter um corpo mais magro e saudável, além de aumentar a energia.
Mesmo para aqueles que não sofrem de qualquer condição de saúde, comer o mangostão ou beber sumo de mangostão é uma excelente maneira de fornecer ao corpo uma nutrição de baixas calorias, rica em fibras, vitaminas e minerais.
Quais são as vitaminas e minerais presentes no mangostão?
A casca desta fruta compreende uma matriz única de polifenóis de vitaminas, como tanino e xantonas, que protegem a árvore contra a infestação de insectos, vírus de plantas e fungos.
Xantonas são fitonutrientes naturais, derivados de plantas que crescem em certas regiões, tais como a árvore do mangostão, que são importantes, acredita-se, para muitas funções vitais do corpo, incluindo a saúde imunológica.
De facto, a casca tem sido usada, na medicina tradicional, para preparar um chá único que pode curar diferentes condições, como gonorreia, diarreia e infecções da bexiga.
Para além disso, pode fazer-se um unguento, tendo esta casca como principal ingrediente, especialmente usado para curar várias erupções cutâneas e até mesmo acne.
Onde comprar o mangostão e como preservar a sua frescura?
O mangostão é uma das frutas exóticas mais raras do mundo, por isso, é difícil encontrá-la. Sendo uma planta nativa do sudeste da Ásia, é óbvio que esta fruta possui um lugar de destaque nesses países. No entanto, por aqui, apesar de ser mais difícil encontrá-la, pode conseguir comprar em grandes cadeias de supermercados.
O mangostão é saboroso e suculento, mas também é muito delicado. Ou seja, não tem uma vida útil muito longa. Quando fizer compras, tente evitar frutos com descoloração na casca.
A casca começa a perder humidade pouco depois da colheita. Para além disso, fica escura e é difícil de cortar. Se reparar que começam a aparecer manchas brancas na superfície roxa, isso significa que a casca se encontra a sugar a humidade do interior. Neste ponto, a fruta já passou a sua melhor fase.
Se gostou de conhecer esta fruta fantástica, talvez goste também de ser apresentado a plantas raras, como a arnica, a maca peruana, a curcuma ou o cardo-mariano.
Aproveite para seguir os nossos conselhos e melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida.