Melancia – a fruta perfeita do verão e os seus benefícios para a saúde

Melancia – a fruta perfeita do verão e os seus benefícios para a saúde

O sabor refrescante e doce da melancia num dia quente é algo que todos podem desfrutar.
E admitamos que comer uma melancia fresca numa tarde quente de verão não é nada menos que uma festa. Cheia de antioxidantes, refrescante e hidratante é a fruta perfeita para consumir durante a estação mais quente do ano.

Melhor ainda! Os benefícios da melancia para a saúde são abrangentes e incluem a prevenção de doenças e de vários distúrbios.
Contamos-lhe tudo já de seguida.

O que é a melancia?

Melancia, com o elegante nome científico de Citrullus Lanatus, é uma planta da família Cucurbitaceae, tal como o melão.

É uma trepadeira rastejante nativa da África meridional. Foi cultivada no vale do rio Nilo, no Egipto e, finalmente, na China, há cerca de 1.000 anos.

Agora, a melancia é cultivada em todo o mundo. Tem uma casca verde dura e carnuda, enquanto o interior é macio, vermelho ou rosa, contendo muitas sementes.

A melancia apresenta uma série de benefícios para a sua saúde que analisaremos de seguida.

Benefícios da melancia para a saúde

É boa para o coração

As melancias são ricas em vitamina C, conhecida pela sua capacidade de prevenir o endurecimento das artérias, aumentar a elasticidade dos vasos sanguíneos e diminuir a inflamação.
Além disso, o licopeno, um carotenóide encontrado em abundância na melancia, pode ajudar a melhorar as funções cardíacas. Também o betacaroteno, conhecido pelas suas propriedades antioxidantes e antienvelhecimento, pode ajudar a prevenir problemas cardíacos relacionados a idade.
Sendo também rica em potássio ajuda a reduzir o colesterol e a manter o coração seguro de muitas condições perigosas.

Pode ajudar a prevenir o cancro

A melancia é extremamente rica em licopeno, como já referimos, o que lhe dá o pigmento vermelho. O licopeno é um potente antioxidante conhecido pela sua capacidade de proteger e reduzir significativamente os riscos de cancro da próstata, mama, cólon, pulmão e endométrio.

Entre o potencial antioxidante da vitamina C, as propriedades anti-tumorais da cucurbitacina e o impacto do licopeno, a melancia é um óptimo fruto para acrescentar a qualquer dieta de prevenção do cancro!

É rica em vitamina B1

Essa vitamina garante um sistema nervoso saudável e a falta dela – conhecida como deficiência de tiamina – pode resultar em confusão e perda de memória. O álcool também pode levar a diminuição de tiamina, o que torna a melancia um óptimo alimento para o pequeno-almoço depois de uma noite de excessos.

Controla a diabetes

Apesar de ser doce no paladar, tem muito poucas calorias, já que é composta de 92% de água. Além disso, as vitaminas e minerais, como potássio e magnésio, ajudam no funcionamento adequado da insulina no corpo, diminuindo assim os níveis de açúcar no sangue.

Por outro lado, as melancias contêm um aminoácido único chamado citrulina, que os nossos corpos usam para converter noutro aminoácido chamado arginina. A arginina desempenha um papel importante no volume e na direcção do fluxo sanguíneo no corpo.

Alivia distúrbios renais

As melancias contêm muito potássio, que é útil para libertar os depósitos tóxicos dos rins. Por outro lado, elas ajudam a diminuir a concentração de ácido úrico no sangue, reduzindo assim as hipóteses de formação de cálculos renais e de danos nos rins.
Também, por serem ricas em água, são bastante úteis para a limpeza dos rins.
Os antioxidantes presentes na melancia garantem a boa saúde destes órgãos por um longo tempo e reduzem os sinais de envelhecimento prematuro, como rugas e manchas na pele.

Evita a desidratação

A melancia é composta de 92% de água e pode ser eficaz na redução da temperatura corporal e da pressão arterial. Também ajuda a hidratar o corpo durante o verão quente. Pessoas em regiões tropicais comem essa fruta todos os dias, durante o verão, para se protegerem da insolação.

Regula a pressão arterial

A quantidade de potássio e magnésio presente nas melancias é muito benéfica em termos de redução da pressão arterial. Isto porque, o potássio é considerado um vasodilatador, o que significa que liberta a tensão nos vasos sanguíneos e artérias, estimulando assim o fluxo sanguíneo e reduzindo o stress no sistema cardiovascular.

É o lanche perfeito pós-treino

Para além de serem constituídas por 92% de água, elas também estão cheias de magnésio e potássio. Muitas vezes perdemos esses dois minerais durante o exercício e eles precisam ser reabastecidos imediatamente. O potássio e o magnésio são conhecidos como electrólitos porque ajudam a transportar os sinais eléctricos do corpo e permitem que os nossos músculos se contraiam e relaxem.

Conteúdo nutricional de melancia

Os efeitos benéficos da melancia são derivados principalmente da sua mistura única de nutrientes, vitaminas, minerais e compostos orgânicos.

Estes incluem:

  • fibras,
  • proteínas,
  • cálcio,
  • ferro,
  • magnésio,
  • fósforo,
  • potássio,
  • sódio,
  • zinco,
  • vitamina A,
  • vitamina B1 – tiamina,
  • vitamina B2 – riboflavina,
  • vitamina B3 – niacina,
  • vitamina B6 – piridoxina,
  • vitamina C,
  • folato.

De que está à espera para aproveitar todas as vantagens desta fruta colorida e deliciosa?
Refresque os seus dias comendo melancia!

Avatar

GoVidaUp

Deixe um comentário

shares