Morangos frescos e deliciosos e os seus benefícios para a saúde

Morangos frescos e deliciosos e os seus benefícios para a saúde

Frescos ou congelados, não há como negar que os morangos são saudáveis e deliciosos.

Por que razão deve adicionar mais morangos à sua alimentação?

Se ainda não é fã de morangos, comece a pensar nisso. Além de suculentos, frescos e deliciosos, eles também são um superalimento. Ricos em nutrientes e repletos de antioxidantes, os benefícios dos morangos são infinitos e alguns até o surpreendem. Prevenção de rugas? Sim, por favor!

Benefícios dos morangos para a saúde

Aqui estão os benefícios dos morangos que não vai querer perder.

Dão um impulso à sua imunidade

Os morangos são uma excelente fonte de vitamina C. A maioria dos mamíferos, excepto os humanos, tem a capacidade de produzir vitamina C naturalmente e é por isso que é tão importante atender às suas necessidades diárias. A vitamina C é um impulsionador da imunidade e um poderoso antioxidante.

Ajudam a prevenir o cancro

A vitamina C é um dos antioxidantes que podem ajudar na prevenção do cancro. Isto porque, um sistema imunológico saudável é a melhor defesa do corpo.
Os antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres e neutralizam o efeito potencialmente negativo que podem ter nas nossas células.
Também o ácido elágico, um fitoquímico encontrado nos morangos, apresenta propriedades anticancerígenas.

Ajudam a baixar o colesterol

As doenças cardíacas são das principais causas de morte em todo o mundo. Felizmente, os benefícios dos morangos incluem poderosos impulsionadores da saúde do coração.

O ácido elágico e os flavonóides fornecem um efeito antioxidante que pode beneficiar a saúde do coração de várias maneiras. Por um lado, combatem o efeito da lipoproteína de baixa densidade – colesterol mau ou LDL – que causa a acumulação de placas nas artérias. E fornecem um efeito anti-inflamatório, o que também é bom para o coração, por outro.

Adicionar morangos à sua alimentação reduz os danos oxidativos, que desempenham um papel na doença cardíaca e diabetes.

Reduzem a inflamação

Os antioxidantes e fitoquímicos encontrados nos morangos também podem ajudar a reduzir a inflamação das articulações, o que pode causar artrite e também originar doenças cardíacas.
Estudos mostram que as mulheres que comem 16 ou mais morangos por semana têm 14% menos hipóteses de apresentar níveis elevados de proteína C-reativa – uma indicação de inflamação no corpo.

Regulam a pressão arterial

O potássio é outro nutriente saudável para o coração. Ele pode ajudar a regular a pressão arterial, agindo como um amortecedor contra os efeitos negativos do sódio.

Graças ao seu impacto na redução do LDL, inflamação e pressão alta, a estas pequenas e deliciosas frutas foi atribuído o título de uma das frutas mais saudáveis para o coração que se pode comer.

Ajudam a aumentar a ingestão de fibras

Consumir fibras é uma necessidade para uma digestão saudável. E os morangos contêm, naturalmente, cerca de 2 gramas de fibra por 100 gramas de fruta.

Os problemas que podem surgir, da falta de fibra, incluem obstipação e diverticulite – uma inflamação no intestino, que afecta cerca de 50% das pessoas acima dos 60 anos.
A fibra também pode ajudar no combate à diabetes porque ajuda a retardar a absorção de açúcares no sangue.

Ajudam a controlar o peso

Manter um peso saudável é uma das melhores defesas contra diabetes e doenças cardíacas, sem mencionar que é bom apenas para o seu bem-estar geral.

Os morangos são naturalmente baixos em calorias, contêm açúcares naturais, embora o total de açúcares seja bastante baixo, e o conteúdo total de hidratos de carbono é equivalente a menos de meia fatia de pão.

Se ingerir cerca de 1,5 chávenas de morangos terá um lanche com menos de 100 calorias e muito mais saudável que os lanches pré-embalados e altamente processados.

Previnem as rugas

O poder da vitamina C, nos morangos, continua, pois é vital para a produção de colagénio, o que ajuda a melhorar a elasticidade da pele. Como perdemos colagénio, à medida que envelhecemos, a ingestão de alimentos ricos em vitamina C pode resultar numa pele mais saudável e com aparência mais jovem.

Mas a vitamina C não é o único inimigo das rugas encontrado nesta fruta. Mais uma vez o ácido elágico aparece para impedir a destruição do colagénio e a resposta inflamatória – os principais causadores do desenvolvimento de rugas – nas células da pele humana.

E agora, vai começar a consumir morangos?
Experimente este batido para um sabor agradável e refrescante e encontre aqui outros artigos sobre frutas igualmente deliciosas e saudáveis, tais como: melancia, melão, mirtilo e mangostão.

Avatar

GoVidaUp

Deixe uma resposta

shares