Mousse de dióspiro vegan – doce e sem açúcar

Mousse de dióspiro vegan – doce e sem açúcar
Mousse de dióspiro vegan. Atreve-se?
Estamos na época destes coloridos e deliciosos frutos. O nome dióspiro tem origem no grego dióspyros, que significa alimento de Zeus. E, de facto, os bons dióspiros são mesmo um alimento dos deuses 🙂

Existem diferentes variedades de dióspiros. A mais consumida em Portugal é a vermelha, que é bastante doce. Esta variedade só se pode consumir depois de estar bem madura. A maturação nota-se através da cor, que fica mais escura, e através do toque, porque fica mais mole. Nunca experimente um dióspiro destes antes do tempo porque se vai arrepender. Fica a dica! 🙂

O dióspiro tem poucas calorias (cerca de 80 por 100 g) e possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas. É delicioso consumido ao natural. No entanto, lá me aventurei mais uma vez, até porque tinha tantos dióspiros que se iriam estragar se não fizesse algo rapidamente. Decidi fazer uma mousse, outra vez, já que a primeira experiência até nem correu nada mal. Saiu esta mousse de dióspiro vegan e sem açúcar, claro, até porque eles já são bem doces.

Mousse de dióspiro vegan

Ingredientes:

2 chávenas de leite de aveia (usei leite caseiro)
250 gr. de polpa de dióspiro
4 gr. de ágar-ágar em pó*
2 colheres (sopa) de amido de milho biológico
50 gr. de geleia de arroz

Preparação:

Leve ao lume uma chávena de leite com o amido e o ágar-ágar. Cozinhe durante cerca de 10 minutos em lume médio e vá mexendo.

Acrescente o restante leite, a geleia e a polpa de dióspiro. Aguarde que ferva e baixe o lume um pouco. Deixe cozinhar mais 5 minutos mexendo sempre.

Retire do lume, deixe arrefecer e leve ao frigorífico até solidificar.

Retire do frigorífico e triture bem com a varinha mágica até ficar com a consistência de mousse.

Distribua por taças individuais e coloque, em cada uma, um pouco de polpa de dióspiro ao natural.

Polvilhe com canela, se gostar, e devore!


Prefira sempre ingredientes biológicos nas suas receitas!


* Uso sempre ágar-ágar em pó, mas também existe em flocos. Se usar em flocos tem que colocar o dobro da quantidade, aproximadamente.


 

Avatar

GoVidaUp

Deixe um comentário

shares