Nuggets de tofu e cogumelos com cenoura – veganos
Nuggets de tofu? Será possível? Sem ovos, sem queijo?
Vamos experimentar?
Andava há algum tempo a magicar uma maneira de fazer uns nuggets saborosos, saudáveis e veganos.
Bem sei que nos supermercados se encontram alguns. Há, aliás, uns bastante saborosos numa cadeia de supermercados bem conhecida. São muito bons, é certo, mas processados, com alguns ingredientes estranhos, com queijo e, suponho, com açúcar (nem sei bem!).
São muito práticos para serem usados numa emergência ou num dia de preguiça, mas a verdade é que eu quero eliminar estas coisas da minha vida. 🙂
Assim sendo, decidi experimentar qualquer coisa do género, mas usando tofu. Juntei cogumelos e cenoura para ficarem ainda mais saborosos.
E não é que ficaram mesmo bons?
Mas, antes de mais, deixo aqui alguns factos importantes sobre o tofu.
O tofu é um alimento derivado da soja.
Para o fazer é necessário coalhar leite de soja fresco, pressionando-o num bloco sólido e depois resfriando-o – da mesma maneira que o queijo tradicional é feito, por meio de coalho e solidificação do leite.
O líquido (soro) é descartado e a coalhada é pressionada para formar uma ligação coesa. Pode ser cozinhado de muitas maneiras diferentes, por forma a mudar a sua textura, de suave e macia a crocante.
O tofu apareceu pela primeira vez na China. A lenda diz que foi descoberto há cerca de 2000 anos por um cozinheiro chinês que, acidentalmente, coalhou leite de soja quando adicionou algas nigari.
O interesse pela alimentação saudável trouxe o tofu para o Ocidente durante a década de 60, do século XX. Desde então, inúmeras pesquisas foram demonstrando os benefícios que a soja e o tofu podem fornecer.
O tofu é uma fonte de proteína excelente e contém os oito aminoácidos essenciais. É também uma excelente fonte de ferro e cálcio e dos minerais manganês, selénio e fósforo. Além disso, o tofu é uma boa fonte de magnésio, cobre, zinco e vitamina B1. De uma perspectiva nutricional e de saúde, o tofu é um excelente alimento.
Nuggets de tofu e cogumelos com cenoura
Ingredientes:
250 gr. de tofu
180 gr. de cogumelos frescos (usei marrom)
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras
1 colher (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de sumo de limão
1 colher (sopa) de vinho do Porto
4 colheres (sopa) de farinha de grão
1 colher (café) de curcuma
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
sêmola de milho q.b. – para panar
Preparação:
Comece por drenar bem o tofu 15-20 minutos antes. Faça assim: escorra a água, envolva o bloco de tofu em 2 ou 3 folhas de papel de cozinha, embrulhe tudo num pano de cozinha e coloque 2 ou 3 pratos por cima.
Amasse o bloco de tofu, já drenado, com um garfo ou com as mãos e tempere com o molho de soja, o sumo de limão e a curcuma. Envolva bem e transfira para um processador de alimentos. Reserve.
Entretanto pique a cebola e 1 dente de alho*. Coloque numa frigideira com um fio de azeite e salteie até amolecer. Pique os cogumelos* e junte à cebola. Deixe murchar. Adicione o vinho do Porto, sal e pimenta. Mexa e rectifique os temperos. Reserve, deixando arrefecer um pouco.
Entretanto, junte 1 dente de alho ao tofu e processe até obter uma pasta. Descasque as cenouras, ou lave com uma escova de vegetais, e junte à pasta de tofu. Processe novamente.
Acrescente, agora, a mistura de cogumelos e cebola e processe mais uma vez. Verifique a consistência e retire do processador.
Adicione a farinha de grão e mexa. Reveja os temperos e examine a consistência.
Molde em forma de nuggets e passe na sêmola de milho.
Leve ao forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 20 minutos ou até dourarem.
Prefira sempre ingredientes biológicos nas suas receitas!
* Eu uso um aparelho manual antigo que pica grosseiramente e que é o ideal. Caso contrário teria de picar à mão e seria mais demorado. Não quero, nesta fase, usar o processador de alimentos porque fica tudo demasiado picado. Uso para picar a cebola e o alho e depois para picar os cogumelos.
Onde posso encontrar farinha de grão?
Olá, Virgínia,
Costumo comprar no Celeiro, da marca Próvida.
Onde posso comprar farinha de grão? Ou posso faze-la?
Nunca experimentei fazer, mas sim, também se pode fazer em casa. 🙂