Óleo de argão – os benefícios do ouro líquido marroquino

Óleo de argão – os benefícios do ouro líquido marroquino

Conhece o óleo de argão?
O óleo de argão é produzido a partir do fruto de uma árvore encontrada em Marrocos – a árvore de argão (Argania spinosa L.). Este óleo chegou a ser chamado “ouro líquido” porque possui poderosos ingredientes activos e propriedades curativas.

Existem dois tipos de óleo de argão: o culinário e o cosmético.
Evidentemente, o óleo de argão culinário é a versão comestível, que pode ser comparada ao azeite.
O cosmético é normalmente utilizado nos cuidados da pele e do cabelo.

Durante muitos anos os nativos usavam este óleopara usufruir dos seus inúmeros benefícios: como suplemento dietético, para tratamento de feridas e infecções da pele, para alívio de erupções cutâneas, para tratar picadas de insectos e para nutrir a pele, o cabelo e as unhas. Na verdade, as mulheres marroquinas há muito tempo usam o óleo de argão para proteger sua pele.

Actualmente, este produto tornou-se bastante popular na indústria da beleza e actualmente é usado por homens e mulheres em todo o mundo que procuram um hidratante natural e eficaz. Ele contém um grande número de propriedades benéficas e de vitaminas que formam uma combinação poderosa para impulsionar a saúde da pele.

O óleo de argão é mais frequentemente usado como óleo puro, que pode ser aplicado directamente na pele, ou ingerido. Para ser tomado por via oral ele existe em forma de cápsula. Também é frequentemente usado em champôs, sabonetes e condicionadores.

Óleo de argão – os benefícios

Quais são, então, os benefícios deste óleo extraordinário?

Hidrata o rosto e o corpo

O óleo de argão é bastante usado como hidratante. Ele é rapidamente absorvido e não deixa resíduos oleosos. Depois de limpar a pele coloque uma gota na palma da sua mão, para aquecer. Aplique em movimentos circulares no rosto e no pescoço.
Nos meses de inverno, pode precisar de um pouco mais que uma gota, mas use com moderação. Este óleo é suave e seguro para o contorno dos olhos e pode ajudar a reduzir as rugas finas e a manter hidratada essa área delicada.
Também pode usar óleo de argão como hidratante de corpo inteiro.

Este óleo contém um grande número de propriedades curativas, incluindo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Por este motivo trata uma série de condições da pele, ajudando a reduzir a inflamação, melhorando o metabolismo da pele e permitindo a retenção de humidade. Deixa a pele macia, suave e hidratada.

Cura infecções da pele

Este óleo possui propriedades antibacterianas e fungicidas. Isto dá-lhe a capacidade de ajudar a tratar e prevenir infecções bacterianas e fúngicas da pele.
Aplique óleo de argão na área afectada, pelo menos duas vezes por dia.

Melhora a cicatrização de feridas

Antioxidantes são claramente uma força poderosa. A forte combinação de antioxidantes e vitamina E, encontrados no óleo de argão, pode ser usada para ajudar a curar mais rapidamente feridas e cortes.

É um bom esfoliante

Os esfoliantes caseiros são muito fáceis de fazer e são significativamente mais em conta do que os de compra.
Para experimentar os benefícios do óleo de argão, durante a esfoliação, basta misturar 1 colher de sopa de açúcar mascavado com algumas gotas de óleo de argão. Esfregue, com movimentos circulares, o seu rosto. Preste especial atenção às áreas problemáticas, mais secas ou propensas a acne. Enxagúe  com água morna e seque.

A esfoliação regular ajuda a remover células mortas da pele, dando-lhe uma aparência mais jovem e fresca.

Se tem cotovelos ou calcanhares secos, ou ainda durante uma pedicure em casa, use também este esfoliante e verá excelentes resultados.

Ajuda a tratar a acne

O óleo de argão pode reduzir os níveis de oleosidade da pele.

Bem sabemos que os cremes químicos podem ser caros e, a longo prazo, podem até prejudicar. O ácido linoleico do óleo de argão ajuda a reduzir a inflamação causada pela acne (assim como outras inflamações e erupções cutâneas e ainda picadas de insectos). Isso pode ajudar a tratar diferentes tipos de acne e a promover uma aparência mais suave e calma.

Dica extra: o óleo da árvore do chá complementa os benefícios do óleo de argão devido ao seu conteúdo antioxidante e propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas inerentes. Juntos ajudam a combater a acne teimosa, reduzindo a inflamação e as cicatrizes.

Previne e reduz as estrias

Embora as estrias sejam particularmente comuns durante a gravidez, qualquer um pode experimentá-las. O óleo de argão pode ajudar a  prevenir e tratar as estrias desde o início, melhorando a elasticidade da pele. Aqueça 2 a 3 gotas de óleo de argão puro, nas mãos, e esfregue suavemente as áreas problemáticas.

A vitamina A e a vitamina E ajudam a rejuvenescer a pele, enquanto a hidratam, tornando menos provável a formação de estrias.

Se já tem estrias, pode fazer uma massagem com óleo de argão, nas áreas afectadas, antes do próximo banho. Enxagúe bem e aplique o óleo nessas mesmas áreas antes de se vestir.

Amacia o cabelo

O óleo de argão não é apenas benéfico para a pele, mas também é óptimo para o cabelo. Ele ajuda a controlar o frisado e protege contra o calor dos secadores de cabelo, ao mesmo tempo que promove um brilho saudável.
Há pesquisas que indicam que o óleo de argão pode até mesmo promover o crescimento do cabelo, por isso deve massajar também o seu couro cabeludo.

Para um tratamento profundo durante a noite, especialmente se tem cabelo seco e quebradiço, aqueça 4 a 10 gotas nas mãos e passe por todo o cabelo, prestando atenção especial às pontas. Uma vez concluído este processo, adicione uma gota na ponta dos dedos e massageie bem o couro cabeludo. Aproveite os restos que ficam nas mãos para passar também no rosto, pescoço e, claro, nas mãos.
De manhã, lave o cabelo normalmente, enxaguando muito bem

Cuida dos lábios

O óleo de argão beneficia mais do que apenas a sua pele e cabelo, ele também faz um maravilhoso tratamento labial. Passe óleo e isso não só irá aliviar os lábios rachados, mas também os manterá macios, lisos e hidratados.
Mantenha o óleo de argão à mão durante o inverno, os seus lábios agradecerão.

Trata unhas e cutículas

Agora, vamos falar sobre como pode ajudar as suas unhas! A humidade não oleosa do óleo de argão é um tratamento ideal para cutículas e unhas. Retire todo o verniz das unhas das mãos e dos pés e lave bem.
Coloque uma pequena fracção de uma gota directamente em cada unha, uma de cada vez, e esfregue bem, na unha e na cutícula.
Lave e enxagúe bem e depois aplique o verniz desejado. O óleo não só vai ajudar a fortalecer as unhas, mas também ajudar a manter as cutículas hidratadas.

Trata os pés

Se tem pés e calcanhares secos, utilize 2 gotas e esfregue, prestando especial atenção às áreas problemáticas. Dependendo de quão seca a sua pele está, pode precisar aplicar algumas vezes para hidratar completamente a área.
Utilize um par de meias aconchegantes para dar ao óleo hipótese de hidratar mais profundamente. Deixe as meias por, pelo menos, 20 minutos ou durante a noite.

Acalma a dermatite atópica

A dermatite atópica é uma condição comum da pele com sintomas como prurido e vermelhidão. A utilização de óleo na área afectada pode promover um efeito calmante, devido às suas propriedades anti-inflamatórias naturais.

Tem efeitos antienvelhecimento

O óleo de argão tem sido usado há muito tempo como tratamento antienvelhecimento. Pesquisas demonstraram que uma combinação de óleo de argão oral e cosmético aumenta significativo a elasticidade da pele. Isto proporcionou um tratamento antienvelhecimento eficaz.
Pode obter esses benefícios aplicando directamente na pele, tomando suplementos orais regularmente ou ambos.


Comprar e Armazenar Óleo de Argão

Quando comprar óleo de argão tem que prestar atenção a alguns pormenores, a saber:

  • certifique-se que é biológico – isso garante a qualidade do produto e elimina eventuais toxinas prejudiciais;
  • certifique-se que é fresco – deve sentir o cheiro do óleo, que não deve ser um aroma rançoso ou excessivamente doce, mas sim um odor de nozes leve e fresco;
  • certifique-se de que é armazenado num frasco escuro – para que fique protegido de qualquer tipo de luz;
  • certifique-se também que é 100% puro e prensado a frio.

É importante comprar óleo de alta qualidade. Um óleo de baixa qualidade não lhe vai garantir todos os benefícios que pretende.

Possíveis efeitos colaterais do óleo de argão

O óleo de argão é, usualmente, considerado seguro para a maioria das pessoas que o utilizam. No entanto, se tiver alguma alergia, esteja atento ao usá-lo. Teste primeiro numa zona pequena para se certificar que não tem quaisquer reacções alérgicas.


Concluindo…

Como pode ver, este óleo possui poderosos benefícios para a pele e é fácil introduzi-lo na sua rotina diária de beleza.
Para aproveitar ao máximo os seus benefícios use-o todos os dias, quer seja para tratar a pele seca e o couro cabeludo, quer seja para tratar as rugas ou a acne. Ele aumenta a hidratação da sua pele e do seu cabelo.
O resultado?
Você terá certamente uma aparência mais jovem e mais saudável.

Avatar

GoVidaUp

Deixe um comentário

shares