O refrescante pepino e os seus fantásticos benefícios para a saúde

O refrescante pepino e os seus fantásticos benefícios para a saúde

Imagine um copo de água cheio de fatias de pepino … há algo mais refrescante?

Mas quando se trata de comer, os pepinos realmente trazem algum benefício nutricional?
Boas notícias: os pepinos apresentam muitos benefícios para a saúde!

O pepino é rico em nutrientes benéficos, bem como em certos compostos vegetais e antioxidantes que podem ajudar a tratar e até prevenir algumas doenças. Sabia?

Além disso, os pepinos são pobres em calorias e contêm uma boa quantidade de água e de fibras solúveis, o que os torna ideais para promover a hidratação e auxiliar na perda de peso.

Eis aqui alguns dos principais benefícios, para a saúde, de comer pepino.

É rico em nutrientes

Os pepinos têm poucas calorias, mas são ricos em vitaminas e minerais importantes.

Um pepino cru com casca (cerca de 300 gramas), contém:

  • Calorias: 45;
  • Hidratos de carbono: 11 gramas;
  • Proteína: 2 gramas;
  • Fibra: 2 gramas;
  • Vitamina A: 6% RI;
  • Vitamina B5: 9% RI;
  • Vitamina C: 15% RI;
  • Vitamina K: 63% RI;
  • Potássio: 13% RI;
  • Manganês: 12% RI;
  • Magnésio: 9% RI;
  • Cálcio: 9% RI;
  • Ferro: 6% RI.

O tamanho típico da porção é de cerca de um terço de um pepino, portanto, comer uma porção padrão forneceria cerca de um terço dos nutrientes acima mencionados.

Para maximizar o seu teor de nutrientes, os pepinos devem ser consumidos com casca. Retirá-la reduz a quantidade de fibras, bem como de certas vitaminas e minerais.

Contém antioxidantes

Os antioxidantes são moléculas que bloqueiam a oxidação, uma reacção química que forma átomos altamente reactivos, conhecidos como radicais livres. E bem sabemos que acumular esses radicais livres prejudiciais pode originar vários tipos de doenças crónicas.

Na verdade, o stress oxidativo, causado por radicais livres, tem sido associado a cancro, bem como doenças cardíacas, pulmonares e auto-imunes.

Mas, as frutas e os vegetais, incluindo o pepino, são especialmente ricos em antioxidantes benéficos que podem reduzir o risco dessas doenças.

Ajuda a baixar o açúcar no sangue

Vários estudos descobriram que o pepino pode ajudar a reduzir e controlar os níveis de açúcar no sangue e a prevenir algumas complicações de saúde. Além disso, os pepinos podem ser eficazes na redução do stress oxidativo e na prevenção de complicações relacionadas com a diabetes.

Promove regularidade intestinal

Comer pepinos pode ajudar a manter os movimentos intestinais regulares.

A desidratação é um importante factor de risco para a obstipação, pois pode alterar o equilíbrio hídrico. Sendo os pepinos ricos em água e promoverem, portanto, a hidratação, eles ajudam a prevenir a prisão de ventre e a manter a regularidade.

Além disso, os pepinos contêm fibras, o que ajuda, também, a regular os movimentos intestinais.

Pode ajudar a fortalecer os ossos

O cálcio não é o único nutriente que mantém os ossos fortes. Pense em optar por pepinos, ricos em vitamina K, com mais frequência.

Um estudo descobriu que mulheres, na pós-menopausa, que tomaram cinco miligramas de vitamina K todos os dias, durante dois anos, tiveram 50% menos fracturas.

Promove a hidratação

A água é crucial para o funcionamento do seu corpo, desempenhando vários papéis importantes. Ela está envolvida em vários processos, como a regulação da temperatura e o transporte de produtos residuais e de nutrientes.

Na verdade, a hidratação adequada (ou desadequada!) pode afectar tudo, desde o desempenho físico ao metabolismo.

Embora consigamos atender à maioria das nossas necessidades bebendo água, também podemos obter hidratação através de vários alimentos.

Assim, as frutas e os vegetais podem constituir uma boa fonte de água na sua dieta e contribuir para a hidratação.

Os pepinos são dos alimentos mais hidratantes, eles têm alto teor de água. Na verdade, os pepinos são compostos por cerca de 96,73% de água, por isso são especialmente eficazes na promoção da hidratação e podem ajudá-lo a atender às suas necessidades diárias de líquidos.

Pode ajudar a perder peso

O pepino pode ajudá-lo a perder peso de algumas maneiras diferentes.

Em primeiro lugar, ele tem poucas calorias. Cada porção contém apenas 15 calorias, enquanto um pepino inteiro contém, como referimos acima, apenas 45 calorias.

Isso significa que pode comer muitos pepinos, sem acumular as calorias extra que conduzem ao aumento de peso.

O pepino pode adicionar frescura e sabor a saladas, sanduíches ou acompanhamentos e também pode ser usado como substituto de alternativas mais calóricas.

Além disso, o alto teor de água dos pepinos também pode ajudar na perda de peso.

É fácil adicioná-lo à sua dieta

Suave, com um sabor crocante e refrescante, o pepino é habitualmente consumido fresco ou em conserva. E pode ser utilizado em vários pratos, de saladas a sanduíches, ou ingerido cru, como um lanche de baixas calorias, ou ainda combinado com húmus, azeite, sal ou molho de salada para adicionar um pouco mais de sabor.

Com um pouco de criatividade, os pepinos podem ser saboreados de várias maneiras.

Resumindo:

Pepinos são uma adição refrescante, nutritiva e incrivelmente versátil em qualquer dieta.

Eles são baixos em calorias e contêm muitas vitaminas e minerais importantes, bem como um alto teor de água.

Comer pepinos pode levar a muitos benefícios potenciais à saúde, incluindo perda de peso, hidratação, regularidade digestiva e níveis mais baixos de açúcar no sangue.

Avatar

GoVidaUp

Deixe uma resposta

shares