Preparar o Natal – Dicas para um Natal sem stress

Preparar o Natal – Dicas para um Natal sem stress

Ainda é cedo para começar a preparar o Natal? Nunca!
O Natal chega apenas uma vez por ano, portanto é hora de começar a pensar nisso.

O verão já acabou, oficialmente, e os primeiros sinais de Natal já apareceram há algum tempo.

Todas as pessoas que conhece enquadram-se em dois grandes grupos: os que odeiam ou os que adoram o Natal? Certo?
Mas mesmo se não é o maior fã desta época festiva vale a pena estar preparado para ela.
E nós estamos aqui para lhe mostrar como preparar o Natal sem stress. Isto porque, se souber como preparar o Natal com a devida antecedência, quando o grande dia chegar tudo correrá bem e você estará relaxado.

Por que razão pensamos que se deve começar cedo a preparar Natal?

Estamos a meados de Novembro, as lojas estão todas decoradas há algum tempo, já começam a aparecer as promoções de Natal, não é? Repare que a época festiva começará antes que perceba. Planear com antecedência é a melhor maneira de economizar tempo, dinheiro, dores de cabeça e até mesmo a sanidade mental!

A sua família já começou a falar do Natal? Onde é que vai ser? A que horas será feito o jantar? E o almoço? Quem será convidado? E assim por diante…
Se deixar tudo para o último minuto seguramente ficará stressado, infeliz, em pânico e até mesmo irritado com a época mais maravilhosa do ano.

Independentemente de ser uma pessoa que gosta de planear e pensar no Natal o ano todo, ou uma do género “faça as suas compras na véspera de Natal”, não há como negar que a preparação é o ideal. Só desta forma poderá, calmamente, colher os benefícios nos dias 24 e 25 de Dezembro.

Mas não se preocupe, nós estamos aqui para o ajudar!
Nós gostamos muito do Natal. Como tal, saber como preparar o Natal está, praticamente, no nosso sangue.

Para começar, a maneira mais simples é fazer uma lista. Sim, depois de ter uma lista, tudo é muito mais claro.

Assim, desde a definição de um orçamento, na última quinzena de Novembro, até à véspera de Natal, siga este guia passo a passo e prepare-se para um Natal relaxado!

O que precisa para começar a preparar o Natal antecipadamente?

Vamos lá…

1. Novembro (última quinzena)

O Halloween terminou, por isso, este é o momento perfeito para começar a preparar-se para as festividades de Natal.

Organize os planos familiares

Este ano recebe em sua casa ou vai a casa dos seus familiares? Parece-lhe muito distante, não é? Mas, acredite, organizar os planos para o dia de Natal agora ajudá-lo-á a preparar-se adequadamente.

Faça uma lista

Não, não nos referimos à lista de presentes para o Pai Natal!
Agora é a hora de fazer uma lista de todas as lembranças que vai comprar e do número de pessoas que recebe, no caso de organizar a festa em sua casa. Isso ajudará a preparar o Natal e a determinar os custos e o orçamento durante estes dois meses.

Defina um orçamento

Antes de começar a pensar como deve preparar o Natal, precisa elaborar um orçamento para se organizar com sabedoria. Lembre-se de incluir tudo o que precisa. A saber: comida, decorações, presentes, passeios… até selos postais para os cartões de Natal.

Descubra o que precisará gastar, e onde, e escreva tudo. Desta forma poderá então ter uma ideia melhor de como administrar o seu dinheiro, sem gastar desnecessariamente.
Assim, depois de ter a lista de todas as pessoas a quem vai oferecer lembranças e de quantas participarão na sua ceia de Natal, defina um orçamento. E tente mantê-lo até ao fim!

Comece a preencher o seu calendário

Certifique-se de que começa a preencher o seu calendário com tudo o que vai fazer, desde festas, jantares de Natal, eventos escolares, reuniões familiares e qualquer outra coisa de que se lembre. Se tem filhos na escola, certifique-se de incluir a data do último dia de aulas e de qualquer evento em que deva estar presente.
Vá tão longe quanto anotar os dias para fazer as compras para a ceia de Natal – quanto mais organizado você estiver agora, melhor será depois.

Saiba quem vem

Agora que sabe que vai preparar o Natal em sua casa, precisa fazer a lista de convidados! Descobrir quem e quantas pessoas estarão presentes ajudá-lo-á a organizar-se.
Faça a sua lista e comece a convidar as pessoas – quanto mais cedo melhor.
Será que alguns convidados precisam ficar em sua casa? Nesse caso, comece a planear o que você e eles precisarão. Coisas como papel higiénico extra, por exemplo, camas extra e roupas de cama. E resolva, ainda, quem vai dormir onde.

Comece a pensar na decoração de Natal.

Talvez seja uma boa hora para começar a pensar na decoração de 2018, não acha? Entre no espírito natalício já e tire algum tempo para pesquisar diferentes tendências e estilos festivos. Escolha o seu estilo de Natal e divirta-se com as decorações deste ano.

Remova artigos desnecessários de lugares já sobrelotados

Entre as decorações, presentes e convidados, a sua casa ficará mais preenchida nesta época festiva. Crie espaços onde possa organizar áreas-chave. Lembre-se desta regra simples: se não usou uma peça durante seis meses significa que ela não é necessária para si.

Escolha o menu da consoada e do dia 25

Se decidir mais cedo quais os pratos que irá apresentar, pode começar a preparar as listas de compras e evitar que falhe algum ingrediente no dia. Claro que existirão sempre ingredientes que terão de ser comprados nos dias anteriores, como é lógico. Mas ao decidir tão cedo pode programar as suas compras e até conseguir aproveitar algumas promoções.

Se ainda está indeciso, aproveite as nossas sugestões de receitas saudáveis e escolha alguns pratos para o seu menu de Natal. Visite a nossa página e encontrará algumas ideias de pratos principais e doces do Natal passado, bem como outras receitas que pode perfeitamente adaptar para esta quadra.
E esteja atento porque elaboraremos, nas próximas semanas, um menu completo para a sua ceia: entrada, prato principal e sobremesa.

Cozinhe antecipadamente

Se é daquelas pessoas que gosta de fazer tudo em casa pode começar a pensar nisso em Novembro. Sim, bolachas, biscoitos e bombons, por exemplo, podem ser cozinhados algum tempo antes. Pode guardar tudo no frigorífico até o Natal chegar. Vai dar a si próprio algum tempo fora da cozinha preparando estas coisas previamente.
Pense, também, se há algum componente da sua festa de Natal que possa ser preparado com antecedência e congelado, de modo que tudo o que precise fazer no dia de Natal seja descongelar e aquecer.
Saiba que há muitos ingredientes secos que pode comprar agora e não pensar neles em Dezembro!

Faça uma lista, vá às compras e, em seguida, crie uma área, nos seus armários, para a comida de Natal.

Inicie as suas compras de Natal

Muitas pessoas esperam para começar as suas compras de Natal naquela, já tão famosa, sexta-feira: a Black Friday, e por bons motivos. Seja 20, 30 ou 50% de desconto, no preço, é excelente e significa mais dinheiro em caixa. É a oportunidade perfeita para comprar uma série de presentes. É uma vitória!
Uma vez que já elaborou a sua lista de presentes, pode comprar tudo previamente. Isso realmente ajudará a escolher presentes de maneira inteligente e cuidadosa!

Escreva e envie cartões de Natal

Não deseje aos seus entes queridos e amigos um Feliz Natal pelas redes sociais, por favor. Esta é uma boa altura para abraçar a tradição! Escrever cartas caiu em desuso, é certo, por isso, se enviar bonitos cartões de Natal surpreenderá certamente a família e os amigos.

2. Dezembro

Enfeite a sua casa

Já escolheu a sua decoração de Natal, portanto agora é hora de transformar a sua casa num “conto de fadas” de inverno. Até pode fazer isso num final de tarde frio, com a companhia de um bom chocolate quente, uma mantinha e um filme imperdível, daqueles que derretem corações. Está a ver como planear com antecedência torna tudo mais simples e fluido?

Embrulhe os presentes

Termine as suas compras, na primeira semana de Dezembro, e certifique-se que os presentes estão todos devidamente embalados. Escolha embrulhos bonitos! Com isto ganhará tempo na semana que antecede o Natal e impedirá que os curiosos, acidentalmente, encontrem os seus presentes desembrulhados.

Organize a sua cozinha

Como anfitrião, passará muito tempo na cozinha! Torne a experiência o mais agradável possível, separando tudo o que for desnecessário e estiver desorganizado, limpando o forno e garantindo que tem panelas e frigideiras suficientes. Acredite que no dia de Natal vai agradecer a si mesmo por ter feito este trabalho.

Faça um inventário de pratos e talheres

Partiu algum prato? Tem poucos pratos de sobremesa? Tem mais garfos do que facas? Agora é a hora de actualizar os seus pratos e talheres para deixar tudo pronto a tempo para o grande evento.

3. A semana anterior

O dia de Natal está quase a chegar!
Esta é a hora de dar os retoques finais…

Faça uma boa limpeza à sua casa

Tire algum tempo para limpar a fundo a sua casa, de maneira a deixá-la pronta para os convidados festivos que, daqui a uns dias, chegarão.

Compre produtos frescos

A sua mente pode estar preocupada com a consoada e o almoço de Natal, mas, se alguém dormir em sua casa, lembre-se de que precisará ter alimentos para o pequeno-almoço da manhã de Natal e do dia seguinte (26) também. Por isso, compre produtos frescos antes do dia 24. Melhor ainda, evite esse compromisso pedindo para entregarem em sua casa. Fantástico!

4. Antevéspera de Natal

Comece a preparar o jantar

Claro que não vai cozinhar no dia 23 e guardar até à noite do dia 24, mas pode deixar algumas coisas preparadas e guardadas no frigorífico, de maneira a aliviar o trabalho do dia seguinte. Pode temperar o tofu ou o seitan ou ainda preparar o caldo para o arroz de forno. Também pode fazer já algumas sobremesas.

5. Véspera de Natal

Prepare o jantar de Natal

Pique os legumes, prepare o prato principal. Confeccione a refeição (aproveite esta sugestão de arroz de forno) para o dia de Natal e guarde no frigorífico. Faça o máximo que puder agora para passar a noite e o dia de Natal com os seus entes queridos, longe da cozinha.

Ponha a mesa

Pode, agora, começar a pôr a mesa de Natal, para mais tarde conseguir estar relaxado a abrir os presentes com um cálice de vinho do Porto ao seu lado. Use os melhores pratos, copos e talheres que tiver, sim aqueles que guarda para ocasiões especiais e que raramente usa. O Natal vem apenas uma vez por ano, por isso use tudo agora.

Não podemos, contudo, deixar de lhe dar um conselho: esses pratos, copos e talheres que guarda para ocasiões especiais, não os use apenas no Natal. Durante o ano existem inúmeros motivos para celebrar e para tornar o momento numa ocasião especial. Pense nisto!

Embrulhe presentes de última hora

Não resistiu ao último presente que sabe que eles irão adorar? Acontece. Depois de preparar o jantar e de pôr a mesa, embrulhe os presentes de última hora que comprou e coloque-os debaixo da árvore.

Relaxe

Você conseguiu preparar o Natal antecipadamente! Com tudo organizado, é hora de apreciar a sua bebida favorita, sentar-se um pouco no sofá e esperar por uma noite e um dia sem stress com a sua família.

Feliz Natal! ?

 

Avatar

GoVidaUp

Deixe um comentário

shares