Spirulina – os benefícios de uma poderosa fonte de nutrientes

Spirulina – os benefícios de uma poderosa fonte de nutrientes

O que é a Spirulina?

Spirulina é um pó natural de alga (cyanbacteria), é um tipo de alga verde-azul que podemos usar como suplemento.

As pessoas consideram a spirulina um superalimento devido ao seu excelente conteúdo nutricional e benefícios para a saúde. Ela é incrivelmente rica em proteínas, vitaminas – sobretudo do complexo B – e é uma boa fonte de antioxidantes e outros nutrientes.

É, tipicamente, recomendado aos vegetarianos devido ao seu alto teor de ferro natural. A alta concentração de proteína e ferro também a torna ideal durante a gravidez, após a cirurgia, ou sempre que o sistema imunológico precisa de um impulso.
Na verdade, quando colhida correctamente de água não contaminada, é uma das mais potentes fontes de nutrientes disponíveis.

Esta substância é uma cianobactéria e possui a sua quota justa de propriedades promotoras da saúde. É rica em clorofila e, como as plantas, obtém a sua energia do sol. Ela apresenta mesmo muitos benefícios.

Benefícios da spirulina

Apesar do seu gosta particular, a spirulina possui óptimas qualidades para melhorar a saúde.

Apresenta um excelente perfil nutricional

A concentração de proteínas e vitaminas na spirulina torna-a num dos alimentos mais ricos em nutrientes. Com efeito, o seu consumo dé uma forma de suplementar proteínas e vitaminas na dieta das pessoas, sem efeitos colaterais notáveis.

Em comparação com outros alimentos, ela faz jus a essa reputação e é uma grande fonte de:

  • proteínas: é considerada uma fonte completa de proteínas de alta qualidade;
  • vitamina B1 (tiamina): esta vitamina é necessária para a digestão de gorduras e proteínas e é, muitas vezes, usada para aumentar a energia, a saúde ocular e a função cerebral;
  • ferro: a spirulina é um alimento importante para vegetarianos e veganos, porque é uma das melhores fontes vegetais de ferro;
  • cálcio: é incrivelmente rica em cálcio;

Para além disso, ela contém também: magnésio, fósforo, potássio, sódio, ácido fólico e as vitaminas A, C, K, B2 (riboflavina), B3 (niacina) e B6 (piridoxina).

Possui antioxidantes poderosos

Os antioxidantes são substâncias poderosas que protegem as nossas células contra danos. Graças a décadas de pesquisa entendemos a importância de consumir antioxidantes suficientes de fontes naturais, e a spirulina é uma óptima escolha.

O antioxidante que torna a spirulina única é chamado ficocianina e é um potente anti-inflamatório.

Pode ajudar a equilibrar o açúcar no sangue

Estudos mostram que a spirulina pode ser especialmente útil no equilíbrio do açúcar no sangue, e pode até ser tão eficaz quanto a medicação para diabetes, em alguns casos.

Reduz os sintomas da alergia

Algumas pesquisas sugerem que a spirulina pode ajudar pessoas com alergias e reacções alérgicas. Isso acontece porque reduz a inflamação que leva ao congestionamento nasal e a outros problemas.

Assim, pode aliviar os sintomas da rinite alérgica, incluindo: nariz a pingar, espirros, congestão nasal e comichão.

Ajuda a eliminar toxinas

O facto de ser extremamente rica em clorofila permite que ajude a eliminar toxinas e a estimular o sistema imunológico.

Ajuda a perder peso

É um alimento altamente nutritivo e de baixo teor calórico. Introduzir a spirulina na alimentação pode ajudar a perder peso sem deixar de consumir alimentos nutritivos.

Melhora a saúde intestinal

A spirulina, devido à sua estrutura, pode ser facilmente digerida e ajudar na saúde intestinal à medida que as pessoas envelhecem.

Ajuda a baixar o colesterol

Tomar suplementos de spirulina pode ter um impacto positivo sobre as gorduras no sangue. Ela reduz significativamente o colesterol total, enquanto reduz o LDL e aumenta o HDL.

Possui benefícios a nível muscular

A spirulina é conhecida por ajudar a queimar gordura durante o exercício. O seu alto teor antioxidante faz com que seja benéfica na redução da oxidação induzida pelo exercício. Na verdade, alguns estudos descobriram que ajuda a aumentar a resistência e a diminuir os danos musculares decorrentes do exercício físico.


Cuidados ao tomar spirulina

Normalmente é bem tolerada pela maioria das pessoas, por isso não causa efeitos colaterais significativos. No entanto, se estiver grávida, a amamentar ou tiver algum problema de saúde, consulte primeiro o seu médico antes de iniciar a toma de qualquer suplemento.

É sempre uma boa ideia verificar qualquer interacção medicamentosa com um médico antes de tomar um novo suplemento dietético, incluindo a spirulina.

Como usar spirulina

Podemos encontrar spirulina sob a forma de comprimidos, cápsulas ou em pó, em lojas de produtos naturais ou lojas online.

As cápsulas e os comprimidos têm a vantagem de fornecer a dose certa.

O pó, que tem um sabor mais forte, pode ser consumido em sumos de fruta ou de vegetais, batidos, sopas, saladas e bolas de energia.

Avatar

GoVidaUp

Deixe um comentário

shares