Bifes de seitan de cebolada com cogumelos eryngui – vegan

Bifes de seitan de cebolada com cogumelos eryngui – vegan

Bifes de seitan de cebolada – esta é uma receita muito simples, mas muito saborosa e que preparo várias vezes porque… porque gosto muito.

Já aqui partilhei outras receitas onde uso o seitan, como estes rojões de seitan à portuguesa ou este risotto de seitan com cogumelos e ervilhas. Já as experimentaram? Se não o fizeram ainda, façam. Acho que vão apreciar. Agora apresento-vos estes bifes de seitan de cebolada com cogumelos.

Já devem ter reparado que sempre que posso adiciono cogumelos às minhas receitas. Desta vez usei cogumelos eryngui. Foi uma experiência nova, porque nunca tinha experimentado esta variedade. Na verdade, por aqui é muito raro encontrá-los. Quando os vi, logo pensei que teria de os experimentar porque gosto muito de cogumelos.

Normalmente uso aqueles mais conhecidos e mais fáceis de encontrar por cá: brancos, castanhos, portobello, pleurotos ou shitake.

Fui pesquisar e descobri que este cogumelo, apesar de ser raro por aqui, é bastante usado na Ásia. O seu nome científico é Pleurotus eryngii e possui determinadas características específicas. Para começar, e comparando com outros cogumelos deste género, é o maior da sua espécie.

É saboroso, podem acreditar! Para além disso descobri que é muito saudável, podendo mesmo ajudar, por exemplo, a prevenir problemas de fígado. Se encontrarem, como eu, comprem e experimentem. Acho que vão gostar!

Bifes de seitan de cebolada com cogumelos eryngui

Ingredientes:

250 gr. de seitan
1 cebola grande
1 cenoura
4 cogumelos eryngui fatiados
5 cs de molho de tomate caseiro
3 dentes de alho fatiados
25 ml de vinho branco
15 ml de vinho do porto
1 folha de louro
sal q.b.
pimenta preta q.b.
pimentão doce q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Comece por temperar o seitan porque vai precisar de o deixar a marinar por 2 ou 3 horas, de preferência. Corte-o em fatias com cerca de meio centímetro de espessura e disponha num recipiente. Tempere com sal, pimenta preta e pimentão doce. Junte também a folha de louro, o alho fatiado, o vinho branco e o vinho do porto. Deixe repousar, durante algumas horas, nesta marinada.

Entretanto corte a cenoura às rodelas. Coloque num tacho com água, já a ferver, e deixe cozer durante 3 minutos. Reserve.

Retire os bifes de seitan da marinada e reserve-a. Limpe o alho para que não se queime no processo que se segue, mas reserve-o juntamente com a marinada.

Noutro tacho verta 1 fio de azeite e aloure o seitan dos dois lados. Retire e reserve.

Cubra o fundo, do mesmo tacho onde alourou os bifes, com a cebola à rodelas. Disponha, por cima da cebola, camadas dos restantes ingredientes, da seguinte forma: seitan, cogumelos, cenoura e molho de tomate.

Regue com 1 fio de azeite e com a marinada que reservou. Tempere com sal e pimenta e leve ao lume a estufar até tudo estar cozinhado.

Se for necessário acrescente um pouco de agua, para que não fique seco. Este prato quer-se com molho.

Pode acompanhar com arroz seco, puré de batata, batata frita, batata cozida e uma salada. Faça como preferir. Eu acompanhei com batata cozida (com a pele, que gosto mais!) e salada de beterraba com cebola.

Devore!


Prefira sempre ingredientes biológicos nas suas receitas!

Avatar

GoVidaUp

Um comentário em “Bifes de seitan de cebolada com cogumelos eryngui – vegan

Deixe um comentário

shares